Livro marca os dez anos de realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação

Nesta quarta-feira, 10, das 19 até às 21 horas, o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da Universidade de Brasília lança o livro "Conferência Nacional de Comunicação, 10 anos depois: os desafios das Políticas de Comunicação no Brasil". Por meio de um debate com autoras(es) da obra, o lançamento virtual pode ser acompanhado pelo canal do LaPCom no Youtube. O livro foi produzido para circular de maneira aberta e, após o evento, estará disponível em: www.intervozes.org.br/confecom e aqui.

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) ocorreu em 2009 e foi um marco nas políticas de comunicação do setor ao ser o único espaço institucionalizado deste tipo que reuniu Executivo, Legislativo, empresários e sociedade civil para debater propostas de políticas públicas de comunicação no Brasil. O processo mobilizou cerca de 30 mil pessoas e gerou um caderno de resoluções com mais de 600 recomendações.

Publicado pela Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), a obra está estruturada em artigos, analisando o período da Confecom e buscando conectá-lo com a realidade atual. Tais textos são de autoria de Murilo César Ramos, Fernando Oliveira Paulino, Jonas Valente, Marcos Urupá, Octavio Penna Pieranti, Lara Haje, Cecília Bizerra Sousa, Camilo Vannuchi e Carlos Henrique Demarchi

O livro, também traz depoimentos de personagens essenciais à realização da Confecom: Ana Néca, André Barbosa Filho, Bia Barbosa, Cesar Rômulo Silveira Neto, Érico da Silveira, Indira Pereira Amaral, Jeronimo Calorio Pinto, Jonas Valente, José Carlos Torves, José Luiz do Nascimento Sóter, Juliana Cézar Nunes, Juliana Soares Mendes, Luiza Erundina de Sousa, Mariana Martins de Carvalho, Octavio Penna Pieranti, Paulo Miranda, Renata Mielli, Romário Schettino, Walter Vieira Ceneviva e Yuri Soares Franco.

"Conferência Nacional de Comunicação, 10 anos depois: os desafios das Políticas de Comunicação no Brasil" conta com entrevistas do ex-ministro Franklin Martins e de Evandro Guimarães, além de trazes documentos importantes como anexos.

De maneira inédita, o livro conta com a minuta do Projeto de Lei que "dispõe sobre os serviços de comunicação eletrônica, os serviços de comunicação social eletrônica e dá outras providências", debatido durante o fim do segundo mandato do governo Lula. Também foram incluídos o decreto de convocação da Confecom, as portarias do Ministério das Comunicações com a composição da Comissão Organizadora da Conferência e a aprovação do seu Regimento Interno, a Resolução da Comissão Organizadora que define seus eixos temáticos e a metodologia para encaminhamento e aprovação das propostas e o Cadernos com as propostas aprovadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui