Brasil terá emissora-piloto no segundo semestre

O diretor de engenharia da TV Globo e diretor do grupo Set/Abert, Fernando Bittencourt, anunciou nesta terça, 9, durante a NAB, realizada em Las Vegas, que será criada no segundo semestre uma emissora-piloto em São Paulo para todo tipo de experiências com TV digital. A idéia prevê uma emissora de TV digital plenamente funcional, está sendo conduzida pelos próprios interessados no projeto e conta com apoio da Anatel.
As empresas que estiverem interessadas em testar aplicações, produtos, programas, modelos de negócios, técnicas, tecnologias ou qualquer outra coisa relacionada com a futura realidade da TV digital poderão usar a emissora piloto, desde que se associem ao projeto.
A emissora será conduzida por uma entidade sem fins lucrativos, com gestão profissional e não será subordinada a emissoras comerciais. Ela trabalhará com uma licença de uso experimental a ser concedida pela Anatel e deve entrar em funcionamento a partir de julho. Se até lá houver definição sobre o padrão de TV digital, a emissora o utilizará. Do contrário, os testes serão feitos sempre com os três padrões em discussão.
Qualquer empresa que tenha um projeto para testar em um ambiente de TV digital poderá se associar à emissora-piloto, desde fabricantes até anunciantes, passando por empresas de telecomunicações, emissoras comerciais, universidades etc. Cada parte paga os custos específicos de seu projeto, compartilhando a infra-estrutura básica. As experiências podem ser realizadas em caráter aberto (com plena divulgação dos resultados) ou fechados (com reserva sobre os dados coletados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui