DirecTV e Sky terão poucos obstáculos à fusão no Brasil

A fusão entre DirecTV e Sky, inevitável depois que a Hughes aceitou vender 34% de suas ações à News Corp., deverá ter impacto direto sobre a Tecsat, que é a terceira operadora de DTH do Brasil.
A empresa tem hoje cerca de 60 mil assinantes e ainda está concordatária. Segundo Márcio Hisse de Castro, presidente da empresa, ainda é cedo para dizer se haverá ou não alguma tentativa de barrar a operação entre DirecTV e Sky. "Ainda é cedo. Quero ver o que vai acontecer, se a fusão vai acontecer mesmo, e em que condições", disse.
Outros operadores que podem reclamar são os operadores de cabo, já que DirecTV e Sky justas deverão ter cerca de 1,2 milhão de assinantes no Brasil e cerca de 3 milhões em toda a América Latina. No Brasil, a operadora conjunta terá mais de um terço do mercado e um imenso poder de competição, já que disporá de toda a programação disponível, cobertura nacional, centenas de canais, custos unificados de atendimento etc.
Na Itália, as autoridades locais aprovaram a fusão entre Stream (News) e Telepiu mesmo sabendo que estava sendo criado um monopólio. Nos EUA, a Echostar não conseguiu comprar a DirecTV, mas a justificativa foi o monopólio criado em áreas rurais, onde não há outras tecnologias.
No Brasil, há cerca de 180 cidades com TV a cabo em operação e 112 com outorga, mas ainda não operando. No caso do MMDS, há cerca de 280 cidades com MMDS e 32 onde há outorga mas as empresas ainda não prestam o serviço. Nesses números, há sobreposição entre operadoras de cabo e MMDS.
Outro fator que poderia pesar contra uma fusão entre DirecTV e Sky é a questão dos contratos exclusivos de programação da DirecTV, especialmente HBO, Disney e Copa do Mundo. São contratos que, potencialmente, poderiam gerar problemas para a News em seu relacionamento com a Globo, sócia no Brasil, e com a Televisa, sócia no México. No caso da HBO, o contrato de exclusividade da DirecTV termina até o final do ano (antes, portanto, da conclusão da operação). No caso de Disney e da Copa do Mundo, os contrtos já estão suspensos por conta da reestruturação por que passa a DirecTV Latin America.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui