Museu Casa Guilherme de Almeida abre nova edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema

A 3ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida está com as inscrições abertas até o dia 25 de abril para o processo seletivo. O programa formativo online possibilita que pessoas interessadas de todo o país ampliem seus conhecimentos na área de cinema por meio de aulas e oficinas dinâmicas, além de desenvolver sua consciência crítica em relação às produções cinematográficas. Para integrar a turma, não é necessária uma familiaridade prévia com a área. A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Em 2020, frequentaram o Programa Cinematographos pessoas do Estado de São Paulo e de outros diferentes estados brasileiros, entre eles Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

Realizado pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema ocorre entre maio e setembro de 2021, por meio de dois eixos. O primeiro é formado por aulas de teoria e história do cinema, que transitam por diferentes contextos, temas e épocas; o segundo, voltado a aspectos práticos, traz workshops intensivos de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo a crítica cinematográfica, que contribuem para a prática de textos e materiais críticos sobre cinema.

A taxa única de matrícula é de R$ 250. Cinco bolsas integrais serão concedidas para candidatos(as) selecionados(as) no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail (contato@casaguilhermedealmeida.org.br). 

Entre os docentes da 3ª edição do Programa, estão: Ana Rita Bueno – cenógrafa e diretora de arte há mais de 35 anos, com participação em projetos internacionais, como as produções para RAI, na Itália, e na direção de arte de longas como o "Se Deus Vier que Venha Armado", de Luis Dantas, e "A Memória Que me Contam" de Lucia Murat; Donny Correia – escritor, doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como SESC, AIC e FMU; Franthiesco Ballerini – jornalista, doutorando em Comunicação Social e escritor de livros, entre eles "Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo" e "Cinema Brasileiro no Século 21"; Juliana Garzillo – produtora audiovisual, atualmente trabalhando em produções da Netflix e doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP; Luís Villaça – diretor de fotografia e documentarista desde 2002, mestre em Audiovisual pela ECA-USP, trabalhando para produtoras e emissoras de TV como HBO Latin America, e professor de cinematografia na UNIFESP e Instituto Catitu – Formação Audiovisual Indígena, entre outras instituições. 

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011. 

A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para o dia 6 de maio. Já a previsão do início das aulas, que serão dadas via Zoom e Moodle, é 18 de maio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui