Websérie "Como Fazer?" foca na primeira infância e no universo da africanidade

No próximo dia 10 de abril, sábado, às 20h, vai ao ar o segundo episódio de "Como Fazer?", websérie com foco na primeira infância, abordando conteúdos relacionados à africanidade. Criada pelo Alfabantu, coletivo que atua na área de educação e tecnologia que fomenta o diálogo entre Brasil e África por meio da língua portuguesa, os vídeos ficam disponíveis no canal do YouTube e no site

"Nossa proposta é pautar a infância como etapa que possibilita às crianças construírem memórias afetivas e socioculturais importantes para sua formação, além de oferecer subsídios para pais, educadores e todos os interessados", declara Odara Dèlé, escritora, educadora e criadora do coletivo. 

Com vídeos que variam de 25 a 30 minutos, o segundo episódio conta com a participação de Priscila Obaci respondendo uma pergunta importante aos pais: Como inserir a consciência corporal desde a primeira infância? A atriz, dançarina, poeta e bacharel em Comunicação das Artes do Corpo é uma das grandes referências no assunto de dança materna, que se tornou uma possibilidade de conexão entre o ventre e o mundo a partir desse templo sagrado chamado corpo. 

"Como fazer para discutir diversidade sexual desde a primeira infância?" é o tema abordado por Elania Francisca, Consultora em Sexualidade Infantojuvenil. Por fim, Jairo Pereira, cantor, compositor, ator e poeta, traz a tona o tema de paternidade preta, como inseri-la de forma mais saudável desde a primeira infância. 

A proposta da websérie começou antes mesmo da pandemia da Covid-19, mas foi antecipada com o crescimento por busca de conteúdos educacionais online durante o período de isolamento social. O objetivo é dialogar e refletir sobre a primeira infância de maneira de que diferentes públicos possam acessar, compartilhar e repostar. 

A primeira temporada foi lançada ainda no primeiro semestre, com seis episódios e convidados especiais, entre eles Sidnei Barreto, Luciana Braga e Pedro Hartung, com temas como consumismo na infância e depressão precoce. O primeiro episódio desta temporada teve Karimá Serene, instrutora do coletivo Rekhet Yoga ao lado de FurahaImani. Na entrevista, ela explicou sobre os benefícios e importância da Yoga Kemetic, uma prática ancestral africana que trata de desequilíbrios internos como depressão, transtornos alimentares e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui