O 8º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul segue com inscrições abertas para sua edição de 2025. Até o dia 30 de abril, cineastas, produtores, estudantes e entusiastas do cinema podem inscrever seus trabalhos por meio do site oficial ou pela plataforma FestHome.
Com categorias para longas, médias, curtas-metragens e videoclipes, o festival, realizado em formato híbrido, busca promover a diversidade do cinema contemporâneo, oferecendo espaço tanto para produções independentes quanto para projetos de grande impacto.
O evento, que acontece de 16 a 18 de outubro, com apoio cultural da Prefeitura de Jaraguá do Sul – SC, entre outros parceiros, já se consolidou no calendário do audiovisual brasileiro, e reúne cineastas, críticos e amantes do cinema há oito edições. Além das exibições, a programação traz com debates, oficinas e workshops. A realização do festival é da Frame Latino Produções, de Jaraguá do Sul, com apoio da plataforma internacional Festhome e entidades da iniciativa privada e oficial. Os filmes selecionados para a mostra competitiva serão divulgados na primeira quinzena de julho.
O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul surgiu em 2018, quando aconteceu a primeira edição, para promover a região de Santa Catarina como mais um polo de entretenimento e audiovisual no Brasil e fortalecer as produções nacionais. "Desde a primeira edição, o festival é realizado por equipes dedicadas e voluntárias, com apoio da iniciativa privada e de diversos setores da economia e da cultura. Há oito anos trabalhamos por amor à arte e ao cinema, com o intuito de promover e fomentar o mercado audiovisual do Estado e os profissionais da área", conta o diretor Isaac Huna, idealizador e membro da comissão organizadora.