Depois de dois anos, o cinema a céu aberto Vibra Open Air retorna comemorando seus 20 anos e, ao mesmo tempo, a retomada do setor. Desde a primeira edição o evento se destaca por promover a democratização e a pluralidade da arte na curadoria dos filmes e atrações musicais.
Entre os dias 25 de maio e 12 de junho, no Jockey Club de São Paulo, o evento chega ao 20º ano, o primeiro patrocinado pela Vibra, gigante do setor de energia que adquiriu o naming rights como parte de uma forte empreitada de investimentos em cultura. Idealizado e realizado pela D+3 Produções, de Renato Byington, o Vibra Open Air exibirá, em 2022, 23 filmes dos mais diferentes gêneros, para todos os gostos e idades, e ainda recebe shows e oficinas em uma área com acessibilidade, além de um espaço gastronômico.
As vendas online abrem nesta segunda-feira, dia 9 de maio, a partir das 18h, com exceção do dia de abertura, quando 500 pessoas serão sorteadas através do site e redes sociais Open Air Brasil para assistirem com acompanhante, gratuitamente, à exibição de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", sequência de 2022 do bem sucedido título Marvel de 2016. Nesta mesma noite, após a sessão, haverá um show inédito.
"Durante um período duro, causado pelo isolamento social, a arte foi fundamental para entreter e aproximar as pessoas, mostrando o seu papel fundamental na vida de todos. Poder proporcionar o reencontro da maior sala de cinema a céu aberto do mundo com o público comemorando os 20 anos do Open Air é maravilhoso", celebra Byington, sócio-diretor da D+3.
Com 325 m² – tamanho equivalente a uma quadra de tênis -, a supertela do "Vibra Open Air" vem da Suíça com o objetivo de enaltecer o cinema em um evento totalmente planejado para amantes de diferentes tipos de filmes. Para complementar a experiência, a projeção digital conta com um potente sistema de som, de 28 caixas Dolby Digital Surround.
Para essa edição especial, o Vibra Open Air organizou os filmes em categorias – Noite Telecine, Clássicos/Cult, Pipoca, Família e Sessão Dupla. Além disso, haverá shows musicais e apresentações instrumentais na abertura, encerramento, após as sessões nacionais e também às quintas. Na estreia, em 25 de maio, Zé Ricardo, que começou sua carreira no showbiz no Open Air e hoje é o responsável pela programação do palco Sunset, no Rock in Rio, é quem dará o primeiro tom dos 15 dias de festa, chamando ao palco convidados.
Para enriquecer a programação, o Vibra Open Air recebe uma edição especial da Feira Preta em seu encerramento, dia 12 de junho, que contará com uma apresentação de Fernando Rosa e Jesuton, com hits da black music, enquanto é possível visitar os expositores. Idealizado por Adriana Barbosa, considerada uma das pessoas negras abaixo dos 40 anos mais influentes do mundo, segundo premiação chancelada pela ONU, o empreendimento econômico-cultural é a maior feira de cultura negra da América Latina. Para além desta data, durante todos dias, um expositor estará também na área gastronômica do evento. Em seguida, será exibido o documentário vencedor do Oscar de 2022, "Summer of Soul", que recupera e reconstrói horas de gravações esquecidas por décadas do festival que no verão de 1969 revelou nomes como Stevie Wonder e Nina Simone, entre outros, no Mount Morris Park.
"O vigésimo aniversário do Open Air celebra o poder de transformação, a grandeza e a importância do cinema, sobretudo o nacional, sempre valorizado em nossa curadoria. Nas três semanas do evento, a seleção dos filmes evidencia, mais uma vez, nosso cuidado em apresentar uma diversidade de gêneros, histórias e diretores, beneficiando o público de todas as tribos e idades, inclusive com as escolhas dos shows, oficinas e ativações, tudo para que o público vivencie uma experiência completa e única", explica Renata Salles, diretora geral da produtora.
As vendas de ingressos para as três semanas de evento começam já começaram, com valores a partir de R$25 (meia) e R$50 (inteira).
O primeiro dia do Vibra Open Air será gratuito para o público, que deverá ficar atento às redes sociais @openairbrasil para se cadastrar e participar do sorteio de centenas de pares de ingressos. Ingressos também estarão disponíveis para trocas por pontos do Premmia, programa de fidelidade dos Postos Petrobras.
"É o nosso retorno a um segmento de conexão com a sociedade. Com o Vibra Open Air vamos expandir a nossa plataforma, já que é um evento com características múltiplas, focado em cinema, mas que traz a espontaneidade dos shows e outras atrações", explica Leo Burgos, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Vibra. "O investimento faz parte do nosso movimento para aproximar a marca corporativa do consumidor final. O evento será também uma plataforma de relacionamento para mostrar nosso movimento em novas energias, além da distribuição", ressalta.