O "Melhor Comercial do Brasil" de 2024 é "Tormenta", da AlmapBBDO para O Boticário

(Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)

O filme "Tormenta", criado pela AlmapBBDO para O Boticário, como parte da campanha de Dia das Mães da marca no ano passado, foi o vencedor da 14ª edição do prêmio "O melhor comercial do Brasil" veiculado no SBT ao longo de 2024. A empresa produtora do filme é a MyMama e o diretor é o Kid Burro.

Em votação realizada nesta sexta, 9, pelo SBT, no Espaço Manioca, em São Paulo, um time composto por 16 profissionais das principais agências e anunciantes do país elegeu o vencedor entre 10 comerciais finalistas selecionados anteriormente. A condução do evento foi do jornalista Cesar Filho, âncora do telejornal "SBT Brasil".

Visando premiar a criatividade do mercado publicitário nacional, este ano o tema que norteou a competição foi "Lendas do folclore publicitário brasileiro", e o júri foi formado por André Gola (Grey), Arturo Marenda (Publicis), Carla Cancellara (Fbiz), Cintia Hachiya (PicPay), Danilo Janjacomo (Talent Marcel), Fábio Ludwig (WMcCann), Felipe Simi (Droga5 São Paulo), José Mauricio Lilla (Banco Bradesco), Kleyton Mourão (We), Laura Esteves (DM9), Marco Giannelli, o Pernil (AlmapBBDO), Rafael Urenha (Galeria), Rodrigo Almeida, o Monte (Artplan & Grupo Dreamers), Sleyman Khodor (Milà), Sophie Schonburg (BETC Havas) e Vinicius Stanzione (Leo Burnett).

A dupla de criação e anunciante vencedores levam como prêmio uma viagem para França, onde participarão do Festival Cannes Lions, em junho.

"É um prêmio superlegal que sempre reconheceu desde a primeira edição o que tem de melhor na TV brasileira", afirma Marco Giannelli (Pernil), cco da AlmapBBDO. Ele conta que aproveitou para assistir pela centésima vez o comercial, em seu formato maior, e se diz feliz por ter abordado, com a produtora, um tema contundente com esta mensagem de Dia das Mães para O Boticário. "É a nossa missão como agência deles", disse.

De acordo com Vicente Varela, superintendente de Negócios e Comercialização do SBT, o prêmio para "O melhor comercial do Brasil" cumpre sua missão de prestigiar ainda mais a criatividade da indústria nacional de propaganda. "Parabenizamos os vencedores, assim como todos os finalistas, por elevarem ano após ano o patamar de relevância, qualidade e inovação em suas produções. E é um orgulho e uma honra poder contar com a colaboração das mentes mais geniais da nossa indústria de publicidade ao generosamente também apontarem os trabalhos que brilharam fora de suas próprias mesas de trabalho, tal como acontece nos festivais mais renomados do mundo".

Na ocasião, Varela ainda falou sobre como assistir a esses comerciais inspira o canal. "Todos os dias, dentro do SBT, estamos tentando fazer projetos cada vez mais diferentes. Sabemos da dificuldade que o mercado às vezes tem de encontrar parceiros aqui do outro lado do balcão para poder viabilizar grandes ideias. Mas o SBT está aqui para fortalecer isso. Se fortalecemos e reconhecemos essas grandes ideias, queremos também ser palco, nos abrir para essas conversas. Não é só sobre veicular comercial, e sim debater sobre como fazer as ideias crescerem. Somos uma empresa que informa, entretém e anima as pessoas. E que, acima de tudo, traz e evidencia grandes ideias", ressaltou.

Finalistas e outros vencedores

Além do vencedor, os outros 9 finalistas foram: "A busca Natal", da AlmapBBDO para Bradesco Seguros S/A; "Dragão B", da AlmapBBDO para Volkswagen; "Faz a conta", da GUT para o Mercado Pago; "Fim de ano 2024", da Africa para o Itaú; "Madonna 1 de 5", da Africa para o Itaú; "Mãe e atleta", da VMLY&R para Vivo; "Monstro gigante", da BETC Havas para Citroën Basalt; "Mulher Maravilha", da AlmapBBDO para Volkswagen; e "Fim de ano 2024", da Galeria para a Vivo.

Em 2023, a agência vencedora também foi a AlmapBBDO, com o comercial "Gerações", para a Volkswagen. A agência também venceu em 2022, outra vez ao lado de O Boticário, com o filme "Discurso".

Novidade para o próximo ano

No almoço desta sexta, Varela destacou a novidade que valerá para os filmes comerciais exibidos no SBT, na praça Net, ao longo de 2025: eles estarão automaticamente concorrendo à seleção da nova categoria "O melhor comercial do Brasil" no Troféu Imprensa, que será exibido em 2026. Trata-se de uma atualização da premiação, que manterá a sua credibilidade técnica com um júri especializado responsável pela seleção dos finalistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui