CableLabs recomenda cuidados com billing

?Sejam muito cuidadosos com os sistemas de billing para que não haja vazamento de receita.? Este é o principal cuidado que as operadoras de cabo no Brasil devem ter ao lançar serviços de triple play. O conselho foi dado por Mike Schwartz, vice-presidente senior da CableLabs, durante a Supercomm, em Chicago. O Cablelabs congrega principalmente a indústria de cabo dos EUA para desenvolvimento tecnológico. Cerca de 85% dos associados estão na América do Norte. O executivo disse que o billing deve ser muito bem feito porque a oferta dos três serviços – vídeo, voz e dados – no cabo é crítica. O segundo cuidado mais importante que os brasileiros devem ter, segundo Schwartz, com relação à segurança, para proteger a privacidade dos clientes, evitando que seus dados sejam invadidos ou roubados por hackers.
A oferta de triple play em redes de cabos está disponível nos Estados Unidos desde o começo da década e existem entre 65 milhões e 70 milhões de usuários de video, de 15 milhões a 19 milhões de usuários de dados e possivelmente 3,5 milhões de usuários de voz, estima Schwartz. Mas ele não tem estatísticas de quantos desses clientes usam a combinação de serviços. Destacou também que não existem acordos para a oferta de serviços conjuntos entre operadoras de cabo e de telefonia nos EUA, surpreendendo-se ao saber que começam a haver algumas alianças no Brasil neste sentido. ?Aqui não existe acordo, somos competidores?, assinalou com firmeza.

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