Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o Mif.Kids reunirá realizadores, produtores e executivos de grandes empresas brasileiras e internacionais, como Globo Filmes, Gloob, Disney e Paramount, para falar sobre histórias e narrativas, produção e coprodução, financiamento, distribuição e exibição em streaming. Iniciativa pioneira no Brasil no segmento audiovisual para a infância, o Mif.Kids se propõe a apresentar, desenvolver, negociar, agenciar e vender projetos dedicados a crianças. O encontro, aberto ao público, acontecerá no Hotel Majestic, em Florianópolis, mediante inscrição gratuita até o dia 26 de junho pelo site.
Entre os painelistas estão Cecília Mendonça, executiva da The Wall Disney Company – Latin America; Flavia Costa, Gerente de Conteúdo do Gloob; Isabela Silveira, pesquisadora da Cultura Infância na UFBA; a roteirista holandesa Mieke de Jong; Flavia Naliato, especialista de conteúdo da Globo Filmes; Tiago Mello, sócio-diretor da Boutique Filmes; Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração Filmes; e Tulani Nascimento, fundadora do Favelacult.
Um dia da programação será dedicado ao Pitching dos nove projetos selecionados e trabalhados anteriormente no Lab Infâncias Diversas, primeira etapa do Mif.Kids, realizada online entre 1º e 15 de junho, com o objetivo de aprimorar o desenho narrativo dos projetos e preparar os realizadores para a apresentação ao mercado. No dia 30 de junho, entre 9h e 18h30, cada autor terá oito minutos para apresentar o seu projeto para uma plateia de até 30 executivos de streamings, canais, produtoras e distribuidoras. Posteriormente, eles terão 12 minutos para responder perguntas dos possíveis compradores.
"O Mif.kids é o primeiro evento focado no mercado do audiovisual para as crianças a acontecer no Brasil e na América Latina. Com suas ações, tem o propósito de ser uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimento para produção audiovisual, no recorte infanto-juvenil. E, com igual prioridade, ser uma plataforma de articulação e fomento de negócios, promovendo maior pluralidade e diversidade nas telas para os pequenos", diz Luiza Lins, uma das diretoras do Mif.Kids ao lado de Carla Esmeralda e Paulo Barata, profissionais com décadas de trabalho pelo audiovisual brasileiro e suas aproximações com o mercado internacional.
Além do Lab Infâncias Diversas e do Encontro de Mercado, o Mif.Kids 2022 conta com um terceiro pilar: o Pós-pitching & Agenciamento,que será realizado durante um ano, a partir de 1º de julho de 2022, e consistirá em consultorias para o desenvolvimento dos projetos, sob o ponto de vista negocial, bem como a apresentação, agenciamento e venda dos projetos com a chancela Mif.Kids aos executivos do mercados brasileiro, latino-americano e global.
O Mif.Kids 2022é uma realização da Lume Produções Culturais em parceria com a Esmeralda Produções, com produção associada de Paulo Barata. Tem o patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / BRDE / ANCINE (Agência Nacional de Cinema) / Fundação Catarinense de Cultura – Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Governo do Estado de Santa Catarina.