Festival Internacional do Documentário Musical exibe mais de 60 títulos 

Filme “Amor e Morte em Julio Reny” terá première nacional no festival (Foto: Divulgação)

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 17ª edição e acontece entre os dias 11 e 22 de junho, em São Paulo. Com uma seleção de mais de 60 títulos nacionais e internacionais, o festival ocupa as salas do CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou e Cine Matilha (Matilha Cultural), além de oferecer uma programação paralela com shows, debates, encontros e sessões comentadas com convidados especiais.

A abertura do festival acontece nesta quarta-feira, 11, às 20h, no CineSesc, com a première do documentário "Anos 90 – A Explosão do Pagode", dirigido por Emílio Domingos e Rafael Boucinha. O filme revisita a trajetória e o impacto cultural do pagode dos anos 1990, com depoimentos de nomes como Belo, Claudinho de Oliveira (Soweto), Péricles, Chrigor, Thiaguinho, Salgadinho, Netinho de Paula, Délcio Luiz, Leci Brandão, além de Ludmilla, Gloria Groove e Gina Garcia (ex-backing vocal do Raça Negra e mãe de Gloria Groove). 

O In-Edit Brasil reúne produções que transitam em uma diversidade de universos sonoros, abrindo espaço tanto para grandes nomes da música quanto para artistas e realizadores independentes. As produções dedicadas a cenas regionais e movimentos alternativos também se destacam, como o rock de Goiânia, a música de Porto Velho (RO), o hip hop norte-americano e o hardcore brasileiro dos anos 1990. O festival também celebra títulos antigos, como "O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas"(2000), que completa 25 anos, e o clássico "A Noite Do Espantalho" (1974), nas Sessões Especiais. E em parceria com o Instituto Cervantes, o In-Edit Brasil vai exibir uma seleção especial de documentários espanhóis, com quatro filmes que recuperam figuras de grande valor histórico, artístico e cultural. 

Panorama Brasileiro

O Panorama Brasileiro traz uma série de premières nacionais e produções inéditas dedicadas a importantes nomes e cenas da música brasileira, distribuído entre as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais. Na Competição Nacional, os filmes retratam personagens marcantes e trajetórias singulares da música brasileira. O filme vencedor será exibido no Festival In-Edit Barcelona 2025 com a presença de seu realizador ou realizadora. 

Em premières nacionais, destacam-se os documentários "Cazuza: Boas Novas", que acompanha o retorno triunfante do cantor após o diagnóstico de AIDS com o lançamento de três álbuns, onde recebeu prêmios e fez mais de 40 apresentações do espetáculo "O Tempo Não Para"; "Amor e Morte em Julio Reny", sobre o caótico percurso do roqueiro gaúcho entre excessos, enterros e revelações pessoais; "As Travessias de Letieres Leite", que apresenta a vida e as ideias do maestro baiano, idealizador das orquestras Rumpilezz e Rumpelezzinho, em depoimentos gravados pouco antes de sua morte; "As Dores do Mundo: Hyldon", que revisita a trajetória do cantor baiano de soul music até seu icônico álbum de estreia; e "Ave Sangria, A Banda Que Não Acabou", com os remanescentes da banda psicodélica nordestina relembrando histórias nas estradas de Pernambuco.  

Panorama Mundial

O Panorama Mundial reúne produções recentes e inéditas que lançam novos olhares sobre personagens, movimentos e histórias da música ao redor do mundo. Entre os destaques estão "Music by John Williams", um mergulho na carreira do grande compositor do cinema, com depoimentos de Steven Spielberg, George Lucas e Yo-Yo Ma; "One to One: John & Yoko", dirigido por Sam Rice-Edwards e Kevin Macdonald, que revela o cotidiano ativista do casal Lennon-Ono nos meses que antecederam seu show beneficente em 1972; e "Any Other Way: The Jackie Shane Story", que revela a história da cantora Jackie Shane, mulher trans negra que despontou no cenário no rhythm and blues dos anos 1960 e desapareceu. 

Atividades Paralelas

Apresentações musicais, encontros, atividades formativas e uma feira de vinil compõem a Programação Paralela do festival, a ser anunciada em breve.

A 17ª edição do In Edit Brasil tem entrada gratuita em todas as sessões, exceto no CineSesc. Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, também de forma gratuita, através das plataformas Spcine Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play. O In-Edit Brasil 2025 é uma realização da In Brasil Cultural, com correalização do Sesc São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Ministério da Cultura/Governo Federal. O evento conta com a parceria da  Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca e patrocínio de Itaú Unibanco e Spcine. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui