O Projeto Paradiso e a rede de escolas Kourtrajmé, com sedes na França, no Senegal e no Caribe, lançam o curso "Vozes Decoloniais: Oficina de Desenvolvimento de Narrativas Seriadas" no âmbito da Temporada França-Brasil 2025 do Institut Français. A iniciativa inédita visa desenvolver o conceito de uma série original, fruto da co-criação entre ex-alunos das quatro escolas e integrantes da Rede Paradiso de Talentos, impulsionando novas narrativas audiovisuais com perspectivas diversas.
O projeto educacional foi concebido para estimular novos talentos e promover o intercâmbio artístico entre profissionais de diferentes continentes por meio de uma abordagem teórico-prática imersiva. Ao incentivar a cooperação internacional, o laboratório tem como objetivo capacitar e dar visibilidade a vozes emergentes, fomentando o surgimento de narrativas audiovisuais originais e impactantes.
A primeira fase da formação reúne 60 participantes: 30 ex-alunos das escolas Kourtrajmé de Montfermeil, Marseille, Dakar e Guadalupe e 30 convidados do Projeto Paradiso, majoritariamente integrantes da Rede Paradiso de Talentos. Até outubro, eles participarão de uma formação teórica elaborada pela curadora e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili e pelo cineasta e montador Nico Silva, coordenador pedagógico e parte da equipe da escola Kourtrajmé Marseille. As aulas online abordam temas como representatividade, estética, política, fotografia de pele negra, desenho de som e estratégias de narrativa coletiva. O programa será complementado por formações em inglês e em roteiro para séries.
Na segunda etapa, que acontece no final do segundo semestre de 2025, um grupo seleto de oito profissionais, quatro ex-alunos Kourtrajmé e quatro brasileiros, se reunirá em Cachoeira, na Bahia, para desenvolver o projeto. Nesse laboratório criativo, eles irão elaborar um "proof of concept", a base para um projeto original de série, que será apresentado posteriormente no DiaLAB, em Salvador, diante de emissoras, produtores e parceiros internacionais.
A obra desenvolvida deverá estar enraizada nas realidades sociais e ambientais de seus diversos territórios – Brasil, África, Caribe e França – e considerar o potencial de mercado, público-alvo, direção artística, desafios de produção e formatos inovadores de transmissão.
O curso "Vozes Decoloniais: Oficina de Desenvolvimento de Narrativas Seriadas" é uma realização conjunta do Kourtrajmé e do Projeto Paradiso no âmbito da Temporada França-Brasil 2025 do Institut Français. Este evento celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, tendo como pilares a juventude, a diversidade e o diálogo com a África. A iniciativa conta também com a parceria do DiaLAB e o apoio da Efco, instituição de formação patrocinadora do projeto.