Sobretudo Produção anuncia novos longas de ficção, de animação, documentário e curta

"O Clube dos Anjos" (2022) / Foto: Divulgação

A Sobretudo Produção, produtora fundada em 2008 no Rio de Janeiro e liderada por Angelo Defanti, diretor e roteirista, e Bárbara Defanti, produtora, está com novos projetos em diferentes estágios.

Seu trabalho mais recente, a série "Congonhas – Tragédia Anunciada" foi lançada em abril na Netflix e figurou por mais de uma semana no Top 1 no Brasil, tendo alcançado também o Top 4 Global para séries de língua não-inglesa sendo a única documental da lista. O documentário revisita o acidente de 17 de julho de 2007, gerando discussões sobre o mapa de causas do desastre aéreo. Angelo Defanti foi criador, diretor dos quatro episódios e roteirista da produção, enquanto Bárbara Defanti foi uma das produtoras executivas.

Em outubro, a Sobretudo filmará no Rio de Janeiro o longa de ficção "Vento Sudoeste", thriller inspirado no romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, com direção de Angelo Defanti, em coprodução com a Oportuna Films, do Uruguai. O lançamento está previsto para 2026. Também para o próximo ano a produtora realizará o longa chileno-brasileiro "Gêmeos Celestiais", coproduzido com a Quijote Films no Chile e com a Bubbles Project no Brasil.

Por fim, está ainda o curta-metragem "A Formiga", escrito e dirigido por Nina Kopko e protagonizado por Carol Duarte. O projeto é resultado de uma longa e duradoura colaboração entre a Sobretudo, a Boulevard Filmes e a diretora.

Ainda em desenvolvimento, a Sobretudo apresenta "Cachalote", longa de animação para adultos baseado na graphic novel de Daniel Galera e Rafael Coutinho, e "Edifício Venezuela", documentário com entrevistas já iniciadas. 

Trajetória

O histórico da Sobretudo Produção inclui filmes de grande sucesso em festivais e muito bem aceitos pela crítica especializada, como "Verissimo" (2025), retrato íntimo do escritor Luis Fernando Verissimo e sua família, lançado no festival É Tudo Verdade, e "Meia Hora e as manchetes que viram manchete" (2014), sobre o tabloide carioca, ambos dirigidos por Angelo e produzidos por Bárbara Defanti. 

Em animações, integrou neste ano a competitiva do Festival de Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas-metragens do mundo, com "Eu sou um pastor alemão", filme com Mateus Solano, Alice Braga, Enrique Diaz e Ângelo Antônio. O curta concorre, agora, como finalista ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.

Em ficções, lançou também em 2025 "Kasa Branca", primeiro longa-metragem dirigido por Luciano Vidigal e em parceria com a TvZero, vencedor de quatro prêmios no Festival do Rio e selecionado para o Festival de Brasília, Tiradentes, Mostra de São Paulo, FestAruanda, São Miguel do Gostoso e Torino, entre outros.

Em 2022, produziu "O Clube dos Anjos", uma adaptação do romance de Luis Fernando Verissimo, em coprodução com a Ukbar Filmes em Portugal e em parceria com a Warner Bros. e a Dezenove Som e Imagens no Brasil. O filme recebeu o troféu de Melhor Filme de Comédia no Prêmio ABRA e Angelo Defanti recebeu o Troféu Grande Otelo de Melhor Roteiro adaptado pelo filme no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, atual Prêmio Grande Otelo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui