Warner Bros. Discovery anuncia separação em duas empresas de capital aberto

Foto: James Wheeler / Pexels

A Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou nesta segunda, 9, um plano para se separar em duas companhias de capital aberto. A transação, que pretende ser isenta de impostos para fins de imposto de renda federal dos EUA, resultará na criação da "Streaming & Studios" e da "Global Networks". David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, atuará como presidente e CEO da "Streaming & Studios", enquanto Gunnar Wiedenfels, CFO da companhia, será o presidente e CEO da "Global Networks". A conclusão da separação é esperada para meados de 2026.

A cisão visa aprimorar o foco estratégico e a flexibilidade de cada nova entidade. A "Streaming & Studios" será composta pela Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO, HBO Max, Warner Bros. Games, além das bibliotecas de filmes e televisão. A "Global Networks" incluirá marcas de entretenimento, esportes e notícias como CNN, TNT Sports nos EUA, Discovery, canais de TV aberta na Europa e produtos digitais como o serviço de streaming Discovery+ e o Bleacher Report.

"Ao operar como duas empresas distintas e otimizadas no futuro, estamos capacitando essas marcas icônicas com o foco mais nítido e a flexibilidade estratégica de que precisam para competir com mais eficácia no cenário de mídia em evolução de hoje", afirmou Zaslav em nota. Segundo Wiedenfels, a separação "revigorará cada empresa, permitindo-lhes alavancar seus pontos fortes e perfis financeiros específicos". Samuel A. Di Piazza, Jr., presidente do Conselho de Administração da Warner Bros. Discovery, acrescentou que o conselho acredita que "esta transação é um ótimo resultado para os acionistas da WBD".

Para otimizar a estrutura de capital antes da transação, a WBD anunciou o início de uma oferta de aquisição em dinheiro e solicitação de consentimento para seus aproximadamente US$ 35,5 bilhões em títulos em circulação, excluindo os vencimentos de 2025. A oferta será financiada por uma linha de crédito compromissada de US$ 17,5 bilhões fornecida pelo J.P. Morgan. A expectativa é que essa linha de crédito seja refinanciada antes da separação. Após a cisão, a "Global Networks" manterá uma participação de até 20% na "Streaming & Studios", que planeja monetizar de forma fiscalmente eficiente para acelerar a redução de seu endividamento. 

A oferta de recompra de títulos começou nesta segunda, 9. O prazo para consentimento expira às 17h, horário de Nova York, na sexta, 13 de junho. A data de adesão antecipada é 23 de junho, e a oferta se encerra em 9 de julho. 

A conclusão da separação está sujeita a condições como a aprovação final do Conselho da Warner Bros. Discovery, o recebimento de pareceres fiscais que confirmem a natureza isenta de impostos da transação e as condições de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui