Séries "Política: Modo de Usar" e "Política: Modo de Fazer" estão disponíveis online gratuitamente

Coproduzidas pelo Instituto Update, Maria Farinha Filmes e GloboNews, as séries "Política: Modo de Usar" e "Política: Modo de Fazer" estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas online na plataforma Videocamp até o dia 31 de julho.

Baseadas em pesquisas do Instituto Update, elas revelam iniciativas que vêm mudando a política em diversos países da América Latina e também nas periferias brasileiras. Seus oito episódios, exibidos originalmente em 2017 e 2018, que seguem relevantes, especialmente em ano de eleição, com o objetivo de reforçar a esperança na política como ferramenta de transformação.

Organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta políticas emergentes na América Latina, o Instituto Update mapeou, em 2015, 700 ações em toda a região. No ano seguinte, dois de seus fundadores, Beatriz Pedreira e Rafael Poço, viajaram por 11 países (México, Guatemala, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil) para conhecer de perto esses trabalhos. O resultado foi um abrangente levantamento sobre inovação política na região, "Emergência Política – América Latina", transformado na série "Política: Modo de Usar".

A obra audiovisual é composta por quatro episódios que, com direção de João Wainer, acompanham o roteiro de Beatriz e Rafael. Eles mostram como pessoas comuns podem se tornar agentes da mudança, explicam o uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais para aumentar a transparência do fazer político, detalham a adoção de novas práticas a serviço do bem comum por parte dos órgãos públicos e trazem exemplos de brasileiros que lançam um novo olhar sobre a política.

Já a segunda jornada aconteceu inteiramente dentro do Brasil. O projeto "Emergência Política – Periferias" identificou mais de 400 iniciativas dedicadas a aproximar cidadãos da política institucional, dando origem à temporada de "Política: Modo de Fazer". São outros quatro episódios que, em visitas a aceleradoras de empresas, laboratórios de dados, agências de assistência jurídica e coletivos jornalísticos em comunidades de diversas partes do país, destacam práticas e dão voz a pessoas que estão ajudando a mudar realidades a partir dos próprios territórios. A direção ficou a cargo da cineasta Yasmin Thayná e de Cristina Aragão, supervisora de programas da GloboNews.

A primeira pesquisa e temporada da série teve o apoio de Fundação Tide Setubal, BMW Foundation, Fundação Arymax, Instituto Betty e Jacob Lafer, Oak Foundation e Open Society Foundations. Já "Emergência Política – Periferias" e a segunda temporada foram realizadas em parceria com a Fundação Tide Setubal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui