18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizada em 14 de agosto, em São Paulo

Na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto, o Theatro Municipal de São Paulo recebe o 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nesta que é a primeira edição do evento realizada na capital paulista. Desta vez, o tema é música no cinema, e a apresentação ficará a cargo dos atores Rodrigo Pandolfo, André Ramiro e Juliana Linhares.

Entre os finalistas, os destaques são "Chacrinha : O Velho Guerreiro", dirigido por Andrucha Waddington, que disputa o Troféu Grande Otelo em 12 categorias. "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, tem dez indicações, seguido por "Benzinho", de Gustavo Pizzi, com nove. Escolhidos pelos sócios da Academia, em votação auditada pela PwC – a mesma que faz a apuração do Oscar -, os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrem ao Troféu Grande Otelo em 33 categorias, sendo quatro inéditas: melhor filme ibero-americano lançado no Brasil e as melhores séries brasileiras de produção independente de ficção, documentário e animação exibidas na TV por assinatura e no OTT.

Por conta da temática musical, a cerimônia será conduzida com trechos de filmes e canções emblemáticas compostas a partir da década de 60, mesclando sons e cenas de filmes como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha (1964); "Eu Te Amo", de Arnaldo Jabor (1991); "Cinema de Lágrimas", de Nelson Pereira dos Santos (1995); e "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu (2013). O cantor Ney Matogrosso participa cantando "Um Pouco de Calor", trilha do filme "Ralé", de 2015, estrelado pelo próprio e dirigido por Helena Ignêz, enquanto Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy Mendes interpretam "Antônia", trilha do filme homônimo, de Tata Amaral.

A grande homenageada da noite será Zezé Motta, atriz, cantora, mãe de seis filhos e ativista contra o racismo. Com 50 anos de carreira, ela lançou 14 discos, fez mais de 40 filmes, além de 35 novelas. Quem também recebe menção honrosa é o longa-metragem "Peixonauta – O Filme", único inscrito na categoria Animação.

Este ano, o Grande Premio retoma o "Prêmio Especial de Conservação", que reconhece instituições que preservem o patrimônio cultural nacional e, na edição de 2019, condecora a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com o Troféu Grande Otelo por sua atividade de conservação e preservação de materiais diversos relacionados à atividade.

O 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem patrocínio master da TV Globo e patrocínio do Canal Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na data, haverá transmissão ao vivo do evento pelo Canal Brasil na TV e na internet, por meio do Canal Brasil Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui