A indústria de games no Brasil se expande a cada ano e deve crescer ainda mais com a aprovação, em maio, do Marco Legal de Jogos Eletrônicos pelo Governo Federal, que estabelece medidas de regulamentação e fomento do setor. Segundo dados do Newzoo Global Games Market Report 2023, o mercado tem 100 milhões de jogadores, possui 1042 empresas desenvolvedoras e movimenta mais de R$ 13 bilhões por ano no Brasil. O tema será destaque no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina, que trará uma mesa para discutir como o investimento na formação profissional da área pode potencializar o desenvolvimento de games, gerar cada vez mais empregos e transformar a realidade de muitos jovens no país.
Um dos pontos de partida do debate será o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que oferece cursos de Programação de Jogos Digitais e Multimídia e já formou mais de 3800 alunos desde sua fundação, há 18 anos. O NAVE amplia o repertório cultural, tecnológico e profissional de jovens, preparando-os para mercados de trabalho como os de games, programação, design digital e animação, entre outros.
Para aprofundar o tema, participam da mesa "Formação em games para transformação social" nomes reconhecidos na área de educação e jogos eletrônicos no país: Marcio Filho, presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ); Caroline Caravana, vice-presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames); e Igor Moreno, professor de desenvolvimento de games do NAVE Rio. A mesa ocorre na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, às 19h, e terá mediação de Aline Almeida, gerente de educação, inovação social e comunicação do Oi Futuro. Os ingressos e a programação completa do evento estão disponíveis no site.