Apesar da relevância do Dia dos Pais para o comércio brasileiro, houve uma queda vertiginosa no volume de campanhas publicitárias veiculadas na televisão nos dias que antecedem a data em comparação ao ano passado, de acordo com a Tunad, empresa de inteligência de mídia.
No estudo detalhado foi apontado as marcas que mais se destacaram com inserções na televisão durante os anos de 2022, 2023 e 2024. A análise dos oito dias que antecedem o Dia dos Pais de 2023 em comparação a 2024 indica uma redução de 48% no investimento publicitário na TV. Em 2023, o investimento foi de R$ 22,6 milhões nos primeiros oito dias, enquanto em 2024 esse valor caiu para R$ 11,6 milhões.
Apesar da queda significativa observada este ano, é importante destacar que 2023 apresentou um crescimento expressivo em relação a 2022. "Mesmo sabendo que a maior parte dos investimentos publicitários tendem a ocorrer mais próximo do dia do evento, especialmente nos três dias que o precedem, estamos a menos de uma semana do Dia dos Pais e temos 50% do volume do varejo comparado ao ano passado", diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad.
Para o estudo, foi realizada uma análise do volume de inserções e da estimativa de investimentos relativos ao Dia dos Pais abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de TV paga. Além disso, foi realizada uma projeção para 2024. Observa-se que, em 2023, ocorreu um crescimento de 74% no número de inserções e um aumento de 51% em investimento, em comparação com o mesmo período de 2022. O salto de um ano para o outro foi de 3,5 mil para 6,09 mil inserções, enquanto o investimento estimado de R$ 32,8 milhões passou para R$ 49,5 milhões.
Em termos de desempenho individual das marcas, em 2022 a Claro ficou na liderança com uma estimativa de mais de R$ 7,1 milhões investidos, seguida por Dolly com R$ 4,1 milhões, Bradesco com R$ 3,9 milhões, Vivo com R$ 2,7 milhões e Natura fechando o top 5 com R$ 2,4 milhões. Em 2023, a Claro também se destacou em primeiro, com um aumento de 40%, atingindo a estimativa de R$ 10 milhões investidos, seguida por Vivo com R$ 8,2 milhões, Dolly com R$ 6,6 milhões, Viva Sorte com R$ 4,3 milhões e Mercado Livre com R$ 4,2 milhões. Do ponto de vista das categorias, as que mais se destacaram foram Operadora de Telefonia, Refrigerantes, Capitalização, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, e Comércio Eletrônico.
Analisando o número de inserções publicitárias, em 2022, o destaque foi para Claro com 771, seguida por Dolly com 585, Obabox com 520, Vivo com 385 e Natura com 278. Em 2023, a Obabox assumiu a liderança com um aumento de 202% nas veiculações, que em números absolutos foi 1.575, em seguida Claro com 1.153, Dolly com 680, Fast Shop com 393 e Vivo com 295.
"Esse estudo mostra que a pressão de mídia está abaixo do ano passado e é um alerta para o varejo sobre a importância estratégica do período que antecede o Dia dos Pais para as marcas", explica Monteiro.
O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.