Ministro aponta sinais de retomada no setor

Miro Teixeira, ministro das Comunicações, declarou durante o abertura do seminário ?Telecomunicações: Competição e Políticas?, realizado nesta terça-feira, 9, em São Paulo, que já é possível perceber sinais da retomada de investimentos no País.?Estamos superando o obstáculo macro-econômico graças à política prudente do governo?, afirmou Miro. Como exemplos de reação no setor de telecomunicações, ele citou o recente anúncio da compra da Vésper pela Embratel, o interesse manifestado pela GVT em investir US$ 1 bilhão no País, e ainda as negociações para a compra da Intelig por um grupo de investidores norte-americano que ficarão, segundo o ministro, com "70% a 80% da empresa".

Tarifas

Miro observou que o ambiente propício para novos investimentos permitirá o aumento da competição no setor e o fim da indexação das tarifas, como consta atualmente nos contratos de concessão.
Ele observou ainda que a indexação é o que há de mais nocivo para a economia, funcionando como um acelerador da inflação. Por isso, lembrou, o governo, no decreto para a política de telecomunicações válida a partir de 2006, substituiu a indexação por aumentos baseados em custos das empresas, em modelo semelhante ao de outros países.
Por fim, o ministro esclareceu que o governo posicionou-se contra os últimos aumentos das concessionárias (ainda regidos pelos contratos atuais), mas apenas propôs uma negociação. ?Nós divulgamos por escrito a posição do presidente Lula, contrário aos aumentos, mas em nenhum momento pregamos a ruptura dos contratos?, recorda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui