Conteúdos interativos do Xbox usarão realidade aumentada

O lançamento de conteúdos interativos do canal Nat Geo Wild e da "Vila Sésamo" no console Xbox 360 da Microsoft, usando funcionalidades do Kinect, está programado para o próximo dia 18. Serão 16 programas de cada provedor de conteúdo, que têm principalmente crianças e pais como público alvo, e que poderão ser adquiridos em formato digital pelo próprio Xbox ou em mídia física na Amazon.

David Amor, chief creative officer da Relentless Software, empresa que desenvolveu a interface dos conteúdos da National Geographic, conta que o desenvolvimento da programação, que combina elementos de interatividade com realidade aumentada através dos comandos de voz e sensores de movimento do Kinect, levou 18 meses.

“Pegamos programas que já existiam, como o "America Wild", e adicionamos novas cenas para a interatividade. Ainda é um programa de TV, com interatividade de forma simples que mantém crianças e pais engajados em uma mesma tela”, conta.

Na demonstração feita por Amor neste domingo durante a IBC 2012, em Amsterdã, o telespectador interage escolhendo caminhos por onde o apresentador deve seguir, fala quando acha pegadas na tela e também é convidada a jogar com realidade aumentada como se fosse um urso.

“O mais difícil foi achar o formato que fosse interessante para crianças. Foi uma jornada de descobrimento. Agora estamos procurando mais canais que queiram testar isso”, conta.

O desenvolvimento de interatividade, segundo o executivo, não está limitada ao Xbox com Kinect. “Essa foi a primeira parceria, mas podemos trabalhar não apenas com consoles de games, mas também com TVs conectadas”. Alguns modelos da Samsung, por exemplo, já têm funcionalidades de comando de voz e movimento que poderiam ser usadas para interatividade de conteúdos baixados na própria TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui