Nicho 54 participa da 2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte

Neste sábado, dia 10 de setembro, às 17h, o NICHO 54 participa da 2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte com uma reedição pocket da mostra "América Negra – Conversas entre as negritudes latino-americanas". Desta vez, o público mineiro terá a chance de assistir, direto do Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, a dois destaques da mostra realizada em junho de 2021 pelo eixo curatorial do NICHO 54.

Os filmes que ganham exibições no evento de Belo Horizonte são o mexicano "Negra", documentário de Medhin Tewolde Serrano, e o colombiano "Chimbumbe', curta-metragem escrito e dirigido por Antonio Coello. 

"Negra" (foto) acompanha a diretora Medhin em busca de outras mulheres afrodescendentes, bem como o imaginário coletivo mexicano acerca do que habita o corpo de uma mulher negra. Já o curta de Coello lança olhar sobre a personagem Catalina Luango, que está sendo devorada pelas águas de um pântano enquanto sua família tenta resgatá-la desse universo paralelo denominado Chimbumbe.  

Após as exibições, o programador-chefe Heitor Augusto conversa com o público sobre as obras, os conteúdos do debate racial no México contemporâneo e também apresenta ao público belo-horizontino a atuação do NICHO 54.

"Acompanho com entusiasmo a Semana desde o seu lançamento em 2021. Receber esse convite para replicar, em versão pocket, uma das mostras que refletem o DNA curatorial do NICHO 54 é uma ótima oportunidade de intercâmbio. Além disso, reflete o nosso desejo de fortalecimento mútuo entre projetos e instituições negras", afirma Augusto. 

A 2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte acontece entre os dias 8 e 15 de setembro de 2022, em formato presencial e online, trazendo mais de 40 filmes de diversos países, incluindo Sudão, Mauritânia, Etiópia e Somália. As sessões ocorrem no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, com encerramento no Cine Santa Tereza. 

A mostra vai contar ainda com debates, oficinas e conversas com realizadores, incluindo a masterclass "Marte Um – Do Sonho à Realização", com o diretor e roteirista Gabriel Martins, cujo longa-metragem "Marte Um" acaba de ser selecionado para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui