Globo e HBO Brasil somam cinco indicações ao Emmy

A Globo foi indicada em três categorias ao prêmio Emmy Internacional; e a HBO no Brasil, em duas. Os anúncios foram feitos no primeiro dia do Mipcom, feira de programação que começou nesta segunda-feira, 9, em Cannes (Franca) e que segue até a próxima sexta-feira. As cinco nominações são as únicas da América Latina – uma emissora da Colômbia está indicada a um prêmio especial que fica fora das categorias principais, que é dado em conjunto com a Unicef e se refere à programação do Dia Internacional da Criança. Da Rede Globo foram indicados: em comédia, o especial de final do ano exibido em 2005 "Os Amadores"; a telenovela "Sinhá Moça" na categoria série dramática; e o reality show "Big Brother Brasil 6", numa categoria denominada "non-scripted entertainment" – ou atração não-roteirizada. Já a HBO do Brasil foi indicada com suas duas produções locais feitas a partir de recursos angariados através do artigo 39 da MP da Ancine: "Mandrake" , feito pela Conspiração Filmes, concorre na mesma categoria de "Sinhá Moca"; e "Filhos do Carnaval", feito pela produtora O2, concorre em Minissérie/Filme para TV. Os vencedores serão anunciados em novembro, em um evento em Nova York.

Repercussão

No estande da Globo na feira, as três indicações foram recebidas com entusiasmo. A emissora dá ênfase no evento às venda das telenovelas ?Belíssima?, ?América? e ?Almas Gêmeas?, além de séries como ?JK?. Neste evento, a Globo não está lançando produtos ao mercado internacional. Também a cúpula da HBO Latin America, responsável pelas produções da HBO do Brasil, recebeu in loco a notícia das indicações, com entusiasmo. Estavam no auditório na hora do anuncio Gaston Comas, CEO da HBO na América Latina, Emilio Rubio, VP sênior de operações, e também Luiz Peraza, o VP de produção, que esteve à frente dos dois projetos junto às co-produtoras brasileiras. A HBO do Brasil está em fase de pré-produção de uma nova minissérie local, também feita pelo artigo 39, ainda sem nome, e feita pela produtora paulistana Gulane filmes. Também há a expectativa de uma segunda temporada de "Mandrake", ainda não confirmada.

Número recorde

Pela primeira vez o Brasil figura com este número de indicações. Trata-se do segundo país com o maior número delas, ao lado da Alemanha – ambos estão atrás do Reino Unido, que lidera o número de indicações ao Emmy Internacional com muita folga, mais que o triplo das segundas colocadas. No caso das indicações brasileiras, em que quatro são produtos de dramaturgia/ficção, trata-se de um fato importante para o país ganhar mais visibilidade no cenário mundial de produção de TV. Para a Globo, amplia-se seu portfólio de produtos com potencial para entrar em outros mercados; no caso da HBO, também e a chance de expor e levar suas produções locais para além do mercado pan-regional na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui