Primeira reunião do Conselho Superior de Cinema acontece dia 16

(Atualizada às 22:50) A primeira reunião do Conselho Superior de Cinema (CSC) do atual governo acontece na próxima quarta, dia 16 de outubro, no Palácio do Planalto. Será também a primeira reunião sob o guarda-chuva da Casa Civil. O CSC é responsável pela definição de políticas para o setor audiovisual.

A convocação enviada a membros do CSC e aponta que a reunião tem por objetivo – além da interação dos membros e identificar temas de interesse para compor pautas das próximas reuniões – discutir "sobre a necessidade de atualização do Regimento Interno do Conselho". 

Mas a convocação não está livre de confusões. Segundo apurou este noticiário, a convocação se deu baseada para uma reunião ordinária do conselho, com base no decreto sem número publicado pelo governo Temer em dezembro de 2018 . No entanto, nem todos os membros titulares foram convocados, alguns suplentes sim e outros não e alguns nomes que não constavam nas indicações de Temer foram chamados. Ou seja, não parece haver um critério claro e não se sabe se até a data da reunião sairá uma nova composição oficial do Conselho Superior de Cinema, já sinalizada pelo governo Bolsonaro a alguns setores mas ainda não efetivada na forma de Decreto.

Nova casa

Em julho, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro transferiu o CSC para a Casa Civil e promoveu alterações em sua estrutura. Passaram a ser apenas três, e não mais seis, os  representantes dos diversos setores da indústria cinematográfica e videofonográfica. Também foi reduzido, de três para dois, o número de representantes da sociedade civil. 

Entre os representantes do governo também mudou a composição, com a ausência completa da Ancine e do Ministério da Economia – antes a área econômica tinha um representante da Fazenda e outro do Desenvolvimento. Posteriormente, a área econômica voltou a fazer parte da composição.

A princípio, a composição do CSC é a mesma indicada no final do governo de Michel Temer, mas ainda não está claro como será esta transição dentro da nova proporção. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui