Expocine anuncia os 10 projetos selecionados para participar do Pitching

Dez projetos, entre ficção, documentário e animação, foram selecionados entre os 100 inscritos para o Pitching Virtual da Expocine 2020 – convenção dedicada aos setores da distribuição e da exibição cinematográficas, que acontecerá de forma virtual em 15 e 16 de outubro. Este ano, pela primeira vez, o pitching aceitou projeto de pessoas físicas. A banca de avaliação foi formada por Daniel Van Hoogstraten (Syndrome Films), Daniela Pfeiffer (Pfeiffer Cultural), Irina Neves (Ananã Produções), Susana Campos (Das Minas Produções) e Lyara Oliveira (Festival X-Reality Usp/Apan).

Estão confirmados nos pitchings mais de 30 players, incluindo Disney, Warner Bros, Vitrine Filmes, Paramount, Paris Filmes e Galeria Distribuidora. É uma oportunidade rara num momento em que a produção audiovisual está profundamente afetada pela pandemia da Covid-19. A criadora do perfil Imprensa Mahon, Krishna Mahon, será a mediadora das sessões de pitchings.

São cinco projetos em estágio inicial e cinco avançados. O primeiro grupo será apresentado no dia 15, e o segundo no dia 16, sempre a partir das 17h30m.

Projetos em estágio inicial :: 15/10

  • 1) Projeto "Astromélia" – Representante: Ricardo Santos Sant'Anna (Ficção)
  • 2) Projeto "Hater" – Representante: Tabuleiro Filmes (Ficção)
  • 3) Projeto "Idosos e Perigosos" – Representante: Raphael Aguinaga (Ficção)
  • 4) Projeto "Nico e os Fantasmas" – Representante: Filmerama Produções Ltda (Animação)
  • 5) Projeto "Tantas Marias" – Representante: MM Filmes (Ficção)

Projetos em estágio avançado :: 16/10

  • 1) Projeto "Ainda" – Representante: Arissas (Ficção)
  • 2) Projeto "Feita Pipa" – Representante: Deberton Filmes e Produções Ltda (Ficção)
  • 3) Projeto "Loba" – Representante: Tem Dendê Produções (Ficção)
  • 4) Projeto "No Rastro do Dinheiro" – Representante: Jacqueline Filmes (Documentário)
  • 5) Projeto "Sob o Signo da Sereia" – Representante: Rafael Silva Caldo (Documentário)

Seminários e workshops

Segundo Marcelo J. L. Lima, idealizador da Expocine, o evento contará com 32 horas de conteúdo ao vivo, em duas salas virtuais simultâneas, com mais de 75 painelistas.

O evento virtual traz uma vantagem: a flexibilidade na agenda de keynotes. É mais fácil conseguir um espaço em suas agendas, já que não há perda de tempo com a logística de viagem. A abertura será do diretor presidente da Ancine, Alex Braga.

Line-up

O maior desafio, diz Lima, foi encontrar um fformato para as tradicionais aprsentações dos distribuidores para profissionais do setor de exibição cinematográfica. "Tivemos que lidar com segurança, que criar um ambiente para isso", explica

Segundo ele, distribuidores apresentarão uma agenda de lançamentos para incentivar a retomada do mercado exibidor. "Para manter o mercado de slas, é preciso conteúdo inédito", diz.

Pela agenda de lançamentos, o mercado exibidor deve passar por um crescendo, com os filmes com maior potencial sendo deixados para segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui