O BrLab – Laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais chega ao fim de sua 14ª edição em cerimônia com entrega de certificados e prêmios aos participantes realizada na última segunda-feira, dia 7 de outubro. Apesar de o BrLab não ser um evento de caráter competitivo, ele oferece valores e estímulos para alguns projetos selecionados graças ao apoio de empresas e instituições parceiras, conferindo ainda mais oportunidades além de todo o trabalho desenvolvido durante os workshops.
O Prêmio de Distribuição da Vitrine Filmes, que consiste na aquisição para distribuição em cinemas e outras mídias no território brasileiro de um projeto brasileiro participante, foi para "Sereia LTDA", de São Paulo, com direção de Ana Julia Travia, roteiro de Duda Almeida e produção de Helena Dias. A empresa produtora é a Sapucaia.
O Prêmio Pop Up Residency, que contempla um projeto com uma residência artística cinematográfica personalizada de três semanas, foi para "Só Mais Uma Mãe", de Pernambuco/ Minas Gerais, com direção e roteiro de Letícia Simões e produção de Thiago Macêdo Correia. As empresas produtoras são a Filmes de Plástico e a Poema Tropical. O projeto também foi o vencedor do Prêmio Cinéma en Développement, que consiste em um programa personalizado para um dos diretores participantes, incluindo reuniões individuais com profissionais do setor e acesso às projeções no Cinéma en Construction.
Já o Prêmio TFL Next é entregue com o apoio do Projeto Paradiso e possibilita ao projeto vencedor a participação em um dos workshops online da Torino Film Lab ainda em 2024. O premiado também foi "Sereia LTDA".
O Prêmio Cesnik, Quintino, Salinas, Valerio & Fittipaldi, que oferece assessoria jurídica de até seis horas a um dos projetos participantes, além de uma consultoria do CQS/FV, que poderá ser utilizada para assessoria jurídica que envolva direito brasileiro ou consultoria para estruturação de modelos de negócio, foi para "Ana", da Bahia, com direção de Haroldo Borges, roteiro de Borges e Paula Gomes e produção de Paula Gomes, Marcos Bautista e Ernesto Molinero. A empresa produtora é a Plano 3 Filmes.
O Prêmio Bogotá Audiovisual Market, que seleciona diretamente um projeto brasileiro de longa-metragem para a categoria de Film Projects de 2024 do BAM, foi para "Areia Vermelha", do Paraná, que tem direção de Gil Baroni, roteiro de Rodrigo de Vasconcellos e produção de Andréa Tomeleri. A produtora é a Beija-Flor Filmes.
A 14ª edição do BrLab foi realizada com o co-patrocínio do Programa Ibermedia, do Projeto Paradiso, da Ancine e da Spcine. Tem apoio da Cinemateca Brasileira, Sociedade Amigos da Cinemateca, Embaixada da França no Brasil, Vitrine Filmes e Selo Manequim, Coala Filmes, Programa Cinema do Brasil, SIAESP, Instituto Moreira Salles e SESC. Conta ainda com a parceria dos programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, do Cinéma en Développement do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, do Torino Film Lab, do EAVE – European Audiovisual Entrepreneurs, e do Bogotá Audiovisual Market. Tem a colaboração institucional da ABRA, APAN, API, BRAVI, Brazilian Content, Cinema Verde, +Mulheres e SICAV. É uma realização da Klaxon Cultura Audiovisual.