Na tarde da última segunda-feira, dia 7 de outubro, uma das mesas do RioMarket 2024, braço de negócios do Festival do Rio, reuniu Fernando Dias, presidente da Latam Content Meeting e fundador da Grifa Filmes, e Kiko Ribeiro, diretor executivo da Grifa Filmes e diretor de programação do novo evento de mercado do setor. Eles compartilharam suas percepções sobre as coproduções internacionais e apresentaram o LatAm Content Market, falando sobre sua importância nesse contexto.
"Nossa ideia no Brasil é que o evento seja um pouco mais modesto, em torno de 600 e 800 pessoas, mas que seja muito confortável, que todos fiquem hospedados no mesmo local, para que consigam interagir e ter um relacionamento com os players que mais gostam", explicou Dias, que já tem a confirmação de empresas como National Geographic, dos EUA; BBC, da Inglaterra; CBS, do Canadá, e outros representantes locais de players como Amazon, Netflix, Paramount, HBO, Record, Globo e SBT. Recentemente, o executivo participou do "Café com Pixel", programa produzido pela TELA VIVA em parceria com o escritório CQS/FV Advogados, onde deu mais detalhes sobre o encontro que será realizado em março de 2025, no Rio.
Dias ressaltou que é importante que os tomadores de decisões nas coproduções sejam também brasileiros. Já Ribeiro lembrou que o Brasil tem grandes possibilidades pelo mundo para serem exploradas, especialmente com a França. Na abertura do RioMarket, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou um acordo de cooperação para o audiovisual com representantes do governo francês. "No lançamento do mercado na França, eles ficaram impressionados com os números e as quantidades de recursos que temos, e acabamos não colocando isso para fora como possibilidade. É importante considerar que a gente tem muita coisa acontecendo aqui", pontuou o diretor da Grifa Filmes.