A Formata, uma das maiores produtoras independentes do Brasil, anuncia a criação do Hub Caracol-Formata, uma parceria com a rede de televisão aberta Caracol, da Colômbia. Aproveitando a vasta experiência de ambas as empresas, a iniciativa visa promover negócios, principalmente entre países da região, com intercâmbio de propriedades intelectuais, além de fomentar coproduções de projetos de não-ficção, unindo países com diferentes línguas, mas que partilham culturas similares.
Num momento de mercado onde a diluição e otimização de custos são demandas globais, o Hub Caracol-Formata surge como solução imediata e está aberto a parcerias com produtoras e empresas interessadas nos benefícios financeiros da Colômbia, além da diversidade geográfica para desenvolvimento e produção de novos formatos. A Formata também segue realizando seus projetos de ficção e não-ficção no Brasil independentes do hub.
Em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Daniela Busoli, fundadora e CEO da Formata, contou que fez parte de um grupo de trabalho da consultoria Accenture (liderado pelo hoje VP de Studios, Streaming e Canais Internacionais da Caracol Studios, Marcio Guilherme) sobre o mercado audiovisual global, com foco no latino-americano. “Foi uma experiência muito rica, com o compartilhamento de muitas pesquisas. Aprendi demais”, disse. “Através da Accenture, conheci a diretoria da TV Caracol. A ideia do Hub surgiu como resultado desse trabalho. Tempos depois, nos reaproximamos e o Gonzalo Córdoba, CEO da Caracol, junto do Marcio Guilherme, me convidaram para ser parte dessa iniciativa”, explicou.
Marcio Guilherme, por sua vez, ressaltou que, com a parceria, será possível realizar projetos mais robustos e com maior potencial de alcance de audiência. “O que estamos construindo aqui é uma solução única para desafios que todos os players da indústria estão enfrentando. Primeiro porque poucos países possuem a combinação de incentivos financeiros, infraestrutura, competência técnica, experiência internacional e diversidade de locações que a Colômbia oferece. Em segundo lugar, porque nosso hub alia a capacidade da Caracol, a maior empresa de mídia da Colômbia, com a melhor equipe de entretenimento e padrão de qualidade atestado pelo sucesso internacional de suas produções, à capacidade visionária da Daniela Busoli, CEO da Formata, e o track record impecável de sua empresa com clientes do Brasil”, afirmou.
O executivo acrescenta: “A geografia e a história nos ajudaram: a Colômbia é um país central na América Latina, a poucas horas de voo dos Estados Unidos, do México e do Brasil. E, como atesta o sucesso de nossos conteúdos de ficção nas plataformas de streaming, falamos um espanhol com sotaque acessível às audiências que consumirão conteúdo nessa língua. Também temos equipes que dominam o inglês e o português, que são línguas importantes para os nossos clientes. Num momento de retração da indústria, em que orçamentos competitivos e flexibilidade executiva são fundamentais, realmente acredito que nossa oferta seja matadora”.
Por fim, eles refletem: “Com a ênfase cada vez maior no retorno financeiro dos projetos de conteúdo, o mundo inteiro caminha nessa direção das coproduções e parcerias. O que antes era considerado concorrência, hoje se torna parceria na divisão de custos e divisão de janelas. A conta da primeira fase da indústria de streaming, em que plataformas construíam catálogos exclusivos com orçamentos gigantescos e tentavam pagar a conta com assinaturas, não fechou. Estamos numa segunda fase, em que a indústria inteira – plataformas, criadores e estúdios – passaram a buscar modelos alternativos para se viabilizar. Todos têm de ser criativos com a estratégia de janelas, financiamento e produção, dividindo custos e compartilhando riscos e retorno. O Hub Caracol-Formata atende justamente essas necessidades”.
As empresas
Os estúdios da Caracol receberam uma indicação ao Oscar em 2016, pelo filme “El Abrazo da Serpente”; o Prêmio Goya pelo filme “El Olvido que Seremos”; e diversos prêmios internacionais por suas novelas e séries. Além disso, é responsável por grandes sucessos latinos das plataformas de streaming, como “Pedro El Escamoso”, “Escobar”, “Patrón del Mal”, e “Reina del Flow”. Também desenvolve formatos próprios de entretenimento, como “La Descarga” e “El Desafio” – este, há 20 anos no ar, e destaque de audiência da televisão colombiana. Por fim, está a experiência na produção de formatos de terceiros conhecidos, como “The Voice” e “The Voice Kids”.
A Formata também tem uma cartela diversificada de projetos. Entre os destaques, estão realities como “Fábrica de Casamentos” (SBT) e o indicado ao Emmy Internacional “Adotada” (MTV), ambos IPs da produtora. Completam a lista “LOL: Se Rir, Já Era!” (Prime Video); os sitcoms “No Corre” e “Família Paraíso” (os dois do Multishow); a série “Magia de Aruna” (Disney+) e os dois longas “Os Parças”. Por fim, está a premiada “Betinho – No Fio da Navalha”. Produzida pela AfroReggae Audiovisual em parceria com a Formata e o Globoplay, a série foi selecionada para a competição do CANNESERIES e para o Berlinale Series Market, além de indicada ao Emmy Internacional (na categoria Melhor Ator, para Julio Andrade) e vencedora do Grande Otelo 2024 (também com o protagonista).