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YouTube confirma transmissões do Brasileirão na CazéTV a partir de 2025

(Foto: CBF)

O YouTube fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para a transmissão de 38 jogos da Série A do Brasileirão, o maior campeonato de futebol do país, para as próximas três temporadas – 2025, 2026 e 2027. O acordo assinado entre a LFU e o YouTube prevê que as transmissões estejam na CazéTV, um dos grandes cases de audiência quando o assunto é esporte. Mais de 43 milhões de usuários únicos assistiram ao canal no YouTube durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo que a maior parte do tempo assistido veio das telas da TV conectada. Essa é, inclusive, a tela em que o tempo de exibição do YouTube mais cresce, desde antes da pandemia. Em média, são consumidas mais de um bilhão de horas de conteúdo da plataforma na televisão diariamente e, no Brasil, mais de 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube pela TV. O projeto reforça a oferta de esportes ao vivo do YouTube e incluirá ainda conteúdos mais curtos – como melhores momentos e reacts, por exemplo. 

Pacote comercial 

Falando do Brasileirão, 100% das cotas de patrocínio para o campeonato já foram fechadas: Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever serão os anunciantes de 2025. 

O pacote comercial do YouTube focado nas transmissões do próximo ano vai oferecer conteúdo de marca, mídia de alta visibilidade no canal da CazéTV no YouTube, integração de marca nas transmissões ao vivo, além de entregas nas redes sociais da CazéTV. Além disso, as empresas também poderão ter destaque na página inicial do YouTube e na prateleira de produtos do canal em jogos ao vivo. 

Investimentos na vertical de esportes

“O futebol é uma paixão nacional e, desde 2019, temos trabalhado para trazer esse esporte ao vivo para o YouTube. Se no início precisávamos ensinar as pessoas a assistirem à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo. Nós promovemos essa mudança. Quando vemos esses fenômenos acontecendo no YouTube, não são coisas que nasceram do dia pra noite. Investimos em uma vertical específica de esporte há anos atrás, sob a liderança do Victor Machado, nosso head de esportes. Começamos com campeonatos relevantes, mas ainda em escala menor, para entendermos aos poucos qual seria o impacto”, disse Patrícia Muratori, Diretora do YouTube na América Latina, no Brandcast Preview, evento realizado pela plataforma no escritório de São Paulo na última terça, 8. 

Machado também participou do encontro e afirmou: “O Brasileirão é um complemento natural da nossa trajetória. Mais do que pelo tamanho do campeonato, ele vem para compor uma grade anual de transmissões esportivas na plataforma. Garantimos futebol ao vivo, de qualidade, de janeiro a dezembro, praticamente em todas as semanas do ano. Junto da LFU, faremos um forte trabalho de comunicação para promover o campeonato no YouTube”. O head de esportes informou que, com a novidade, a oferta de futebol ao vivo traz os seguintes números de jogos: 16 do Paulistão, 35 da Copinha, 15 do Paulistão Feminino e 38 do Brasileirão. 

Adesão do público

Atualmente, mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo são consumidas por ano no YT em todo o mundo. E, segundo a Pesquisa Google/Kantar – Why Video de 2024, 84% dos espectadores no Brasil concordam que o YouTube tem o melhor conteúdo esportivo. A empresa tem investido continuamente em ações e projetos relacionados ao tema e conta com uma vertical de negócios dedicada somente ao conteúdo voltado ao esporte – com o futebol como parte estratégica disso. A plataforma abriga desde canais endêmicos a canais de jogadores, passando por empresas de mídia e entretenimento como Desimpedidos, GOAT e, claro, a CazéTV. 

Experiências com o Paulistão e as Copas do Mundo Masculina e Feminina reforçaram essa atuação, que ficou consolidada de vez com o sucesso da última edição das Olimpíadas. Na ocasião da abertura da competição, foram mais de 5 milhões de visualizações, sendo 4 milhões ao vivo. A CazéTV teve mais de 750 milhões de views no Brasil durante o evento e mais de 200 milhões de horas assistidas no canal. Além disso, evidenciando mais uma vez o crescimento do consumo na TV, 53% das horas de Jogos Olímpicos assistidas no canal foram em TVs conectadas. “O esporte é um tipo de conteúdo bastante relevante para esse crescimento de consumo do YouTube nas CTVs”, destacou Muratori. 

No Brasil, o YouTube abriga grandes audiências e uma série de aprendizados que são exportados para outros países no mundo, como a NFL Sunday Ticket. Em 2020, contou com a Copa do Nordeste, primeiro campeonato de futebol com transmissão ao vivo na plataforma. Depois, foi a vez do Paulistão – desde 2022, a transmissão dos jogos do campeonato estadual é parte da parceria entre o YouTube e a Federação Paulista de Futebol para oferecer as partidas do torneio gratuitamente aos torcedores, sendo o único serviço digital aberto a transmitir a competição. Em 2025, serão 16 partidas do Paulistão ao vivo no YouTube, somadas a outras 50 do Paulistão Feminino e da Copinha. 

Todos esses eventos esportivos estiveram e estarão disponíveis gratuitamente no YouTube, por meio de qualquer dispositivo, e de forma interativa. Visando justamente essa democratização dos conteúdos, não haverá nenhum tipo de diferenciação ou conteúdo exclusivo para os assinantes Premium durante as transmissões do Brasileirão. Os conteúdos ao vivo serão abertos apenas para o território brasileiro.

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