Projeto de regionalização será votado nesta terça

Os cineastas estão se mobilizando para a votação do substitutivo ao projeto de lei 256 – B, marcada para amanhã às 15h00 na Comissão de Ciência e Tecnologia na Câmara Federal. O projeto, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/SP), propõe que entre 10% e 30% da produção veiculada na televisão aberta seja regionalizada e que 40% desta produção venha de produtores independentes, além da veiculação de um longa-metragem nacional por semana em todos os canais (inclusive de TV por assinatura). Devem comparecer à votação a representante dos cineastas no Conselho de Comunicação Social, Berenice Mendes, os atores Fernanda Montenegro, Francisco Cuoco, Paulo Betti e José de Abreu, além dos cineastas João Batista de Andrade, Tizuka Yamazaki, Geraldo Moraes, Suzana Amaral, Teresa Trautman, Malu Moraes, Betse de Paula, Luis Carlos Barreto e Assunção Hernandes.

TV paga

O projeto a ser votado, segundo a assessoria do relator, deputado Marcelo Barbieri (PMDB/SP), é o mesmo que foi distribuído na semana passada. Ou seja, o projeto prevê que empresas de telecomunicações não poderão prestar serviços de video-on-demand com conteúdo estrangeiro e prevê que operadoras de serviços de TV por assinatura (não especifica se apenas cabo ou também DTH e MMDS) tenham um canal com conteúdo educativo e cultural brasileiro.
O projeto também não prevê que retransmissoras cumpram o percentual de produção nacional, de forma que redes baseadas fundamentalmente em retransmissão (casos da MTV, Shop Tour ou as dezenas de redes religiosas existentes) não serão afetadas pela medida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui