A parceria entre a distribuidora Imagem Filmes e os canais Telecine gerou duas das maiores bilheterias nacionais em 2011: "Bruna Surfistinha", das produtoras TV Zero e Damasco, e "O Palhaço", da Bananeira Filmes. O primeiro fez uma renda em cinema de R$ 19,5 milhões, enquanto o segundo, ainda em cartaz, se aproxima dos R$ 13 milhões.
João Mesquita, diretor geral dos canais Telecine, conta que montou uma estrutura para fazer a análise e acompanhamento dos projetos desde que foi chamado pela distribuidora para coproduzir os filmes distribuídos por ela, há quatro anos. O Telecine entra nos filmes como investidor, sendo o seu aporte em marketing. "Investimos em média R$ 1 milhão por filme, mas o valor já chegou a R$ 6 milhões", diz. Além do marketing na própria programação do canal, veiculando making ofs e entrevistas no horário nobre (antes da estreia das 22hs, em todos os canais Telecine), também são comprados espaços em outras mídias, como nos outros canais Globosat e em mídia externa. "Temos algumas coproduções em filmes distribuídos por outras empresas, além da Imagem, mas são casos pontuais", completa.
Abrão Scherer, sócio da Imagem, apresentou o lineup de filmes nacionais para os próximos dois anos. Segundo ele a participação dos filmes nacionais na bilheteria total da distribuidora em 2011 foi de 35%. "Nossa meta é elevar esta participação para 50% no próximo ano", diz. Para isso, aposta principalmente nos filmes "Dois Coelhos", do diretor estreante Afonso Poyart e produção da Black Maria Filmes, que estreia em janeiro; "Billi Pig", de José Eduardo Belmonte e produção da Bananeira Filmes; "O Vendedor de Passado", de Lula Buarque de Hollanda e produção da Conspiração; e "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos Fontoura e produção da Canto Claro. No total, serão dez lançamentos nacionais em 2012, incluindo uma animação. "Temos trinta projetos em diferentes estágios de desenvolvimento", diz Scherer.