Canais do Executivo passam a ser transmitidos na TV aberta

As transmissões dos canais do Poder Executivo na TV aberta digital começam este mês em Brasília. NBR, TV Escola e Canal Saúde (este da Fundação Oswaldo Cruz) passam a ser transmitidos no formato de multiprogramação no canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), usando como plataforma integradora a Brasil 4D, desenhada pela EBC e que se destina a aplicações multiprogramação e interativas com o uso do Ginga..

Para o ministro das Comunicações, André Figueiredo, que participou nesta quarta-feira, 9, do lançamento dos canais, a medida é um grande passo na democratização do acesso aos meios de comunicação e uma nova era para os canais do campo público.

Já para o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, a transmissão na TV aberta é a oportunidade para que a EBC mostre que tem competência para conquistar audiência. "Nós não podemos conviver com a realidade de que a sociedade brasileira não percebe a nossa existência", disse.

A transmissão dos canais públicos na TV aberta somente passa a ser possível com o desligamento do sinal analógico. Em 2016, os canais do Executivo também estarão disponíveis em São Paulo, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A meta é chegar a 2019 em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, que somam 460 municípios e 120 milhões de habitantes.

Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, o canal da Cultura, que já foi regulamentado, não sai antes de 2017. Porém, já no ano que vem será testado na internet. "Tem sido um grande desafio", disse.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a EBC por disponibilizar seus canais, principalmente TV Escola. Enquanto algumas emissoras abertas pensam em fechar seus sinais, a EBC faz o contrário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui