Intitulada "Memorabilia dos cinemas de rua", a terceira edição da Mostra Cinemas do Brasil ocupa o auditório Cosme Alves Netto, de 12 a 19 de dezembro. Serão exibidas 31 produções que retratam as histórias dos cinemas de rua extintos ou em processo de reabertura, personagens de cinema e ações cineclubistas. O objetivo é divulgar obras que exaltam as salas de cinema fundamentais para o audiovisual brasileiro, além de dialogar com a importância do retorno destes espaços.
Os filmes estão distribuídos em recortes relacionados ao tema principal da mostra: "Diálogos com o cinema"; "Por trás da tela"; "Sessão proibida"; "Protagonistas de cinema"; "Cinema em toda parte"; "Memórias de Cinema"; "Cinema de rua e novas mídias" e "Subúrbio em Transe".
A Mostra Cinemas do Brasil apresenta um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.
O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. com produção da Memorabilia Filmes. A curadoria da terceira edição será realizada por Eudaldo Monção Jr., diretor dos filmes "Cine Rio Branco", "Recordações de ontem", "Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia" e "Os cinemas de rua de Aracaju" (foto), e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.
Todas as sessões são gratuitas, com ingressos disponíveis pelo site.