ABTA lança campanha de combate à pirataria

Campanha da ABTA aposta no humor para apelar à consciência e engajar a audiência

A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) lançou, nesta segunda, 9, uma campanha para conscientizar o público sobre os impactos negativos do consumo de conteúdo audiovisual ilegal. A campanha, baseada em pesquisa sobre o comportamento do consumidor, aposta no humor para apelar à consciência e engajar a audiência.

Com narração de personalidades da TV, como Sabrina Sato, Rafael Portugal e Everaldo Marques, os filmes trazem travesseiros que "ganham vida" para lembrar, de forma leve, que ao final do dia não há nada melhor do que deitar a cabeça sem peso na consciência.

"Pirataria. Não é legal" é o conceito central que guia as peças publicitárias, reforçando, em tom educativo, os riscos e prejuízos do consumo de conteúdo ilegal. Os filmes serão veiculados nos intervalos comerciais de emissoras de TV aberta e em canais de TV por assinatura, até junho de 2025.

"Esta nova campanha reafirma o compromisso da indústria audiovisual com a conscientização do público na luta contra a pirataria, que ameaça empregos de milhares de profissionais e tem efeitos danosos para toda a sociedade brasileira, por ser também uma grande fonte de evasão fiscal e financiamento do crime organizado", afirma Oscar Simões, presidente da ABTA.

Além da campanha, a ABTA ressalta que é essencial uma atuação mais efetiva das plataformas de tecnologia, utilizadas como ferramentas por criminosos, e a aplicação da nova Lei nº 14.815/2024 pela Ancine, para ordenar a suspensão de aplicações ilegais na Internet. Além disso, aponta a entidade, é urgente a atualização da legislação para garantir um combate mais eficaz contra crimes digitais. "Precisamos manter e reforçar a união entre o setor privado e o poder público para combater esse crime de forma efetiva", destaca Oscar Simões, da ABTA.

Impactos e mobilização

De acordo com estudos realizados pela ABTA, com base em dados da Anatel e PNAD/IBGE, cerca de 7 milhões de lares brasileiros acessam TV por assinatura por meios ilegais. Com isso, segundo a associação, o prejuízo estimado para o setor audiovisual e para o Estado brasileiro já chega R$ 51,7 bilhões em cinco anos.

Nos últimos anos, esforços conjuntos entre empresas do setor e órgãos públicos têm apresentado resultados importantes, como:

  • 1,5 milhão de equipamentos piratas apreendidos pela Anatel e Receita Federal;
  • Bloqueio de 4,2 mil domínios piratas e redução de 65% no tráfego desses sites;
  • Criação do Laboratório Antipirataria da Anatel em parceria com a ABTA, incluindo ferramentas para automatização de bloqueios; e
  • Sete fases da Operação 404, com um total de 182 mandados de busca e apreensão e mais de 40 prisões.

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