A tradicional premiação do futebol nacional teve sua 55ª edição realizada nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, em São Paulo. O Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha elegeu os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro Masculino e, pelo quarto ano consecutivo, a seleção do Brasileirão Feminino. A cerimônia teve apresentação de Fábio Porchat e exibição na TV por assinatura e pelo streaming no Disney+.
Grande promessa do futebol nacional, o atacante Estêvão saiu como destaque da competição. O jogador do Palmeiras ficou com três prêmios: Melhor Atacante, Revelação e Bola de Ouro do Brasileirão, conquistando o troféu mais prestigiado da cerimônia e se juntando a nomes como Ronaldinho Gaúcho, Romário, Zico e Rogério Ceni. Com apenas 17 anos, o jovem atleta do Palmeiras se tornou o jogador mais jovem a conquistar a Bola de Ouro.
Campeão do Brasileirão pela terceira vez em sua história e voltando a alcançar o título após 29 anos, o Botafogo recebeu os holofotes na premiação masculina. O alvinegro carioca teve seis premiados: John, Bastos, Marlon Freitas, Savarino, Luiz Henrique e o treinador Arthur Jorge.
Pelo Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras: Vitória Yaya, Duda Sampaio, Tamires, Daniela Arias, Gabi Portilho e a Bola de Ouro Vic Albuquerque. O treinador da equipe Lucas Piccinato também foi premiado com o Troféu Telê Santana, sendo o primeiro de sua carreira.
Mais uma vez recebendo destaque na premiação, o pilar de Diversidade e Inclusão da Disney também teve participação no ESPN Bola de Prata Aposta Ganha. O prêmio "Reflexões", homenageou as contribuições pela inclusão da comunidade LGBTQIA+ no futebol em troféu entregue a Emerson Ferreti, presidente do EC Bahia.
Pelo sexto ano consecutivo, a cerimônia teve direção geral de Fernando Taliba, profissional que já realizou outras grandes premiações na TV, como o Video Music Brasil (VMB) e MTV Miaw, da MTV, e também o Meus Prêmios Nick. Regiane Wohnrath, Wagner Patti, Andreza Galdeano, Priscila Mourão, Alex Yamasaki, Thalia Gardin e João Gonzales foram os responsáveis pela produção e coordenação do evento.