Em conquista inédita para o Brasil, "Ainda Estou Aqui" vence prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano

(Foto: Alile Dara Onawale)

"Ainda Estou Aqui" é o primeiro filme brasileiro a receber um prêmio Goya. O longa-metragem dirigido por Walter Salles foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha como o Melhor Filme Ibero-Americano. O anúncio foi feito no último sábado, 8 de fevereiro, durante a cerimônia de premiação, que ocorreu em Granada, na Espanha. O cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler – parceiro de longa data de Salles no cinema e vencedor do Oscar de Melhor Canção Original ("Al otro Lado del Rio") por seu trabalho em "Diários de Motocicleta" – recebeu o prêmio em nome do cineasta, que está na Califórnia. Salles enviou uma carta de agradecimento que foi lida por Drexler na premiação.

"Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação. O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio", dizia um trecho da carta de agradecimento.

Apesar de ser a primeira vitória de uma produção brasileira na premiação, esta é a segunda vez que um filme de Salles é contemplado pela Academia espanhola. Em 2005, "Diários de Motocicleta" venceu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

No dia 16 de fevereiro, o filme concorre ao BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e, no dia 2 de março, representa o Brasil nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional do Oscar.

Em sua 14ª semana em cartaz, ocupando 1 mil salas, "Ainda Estou Aqui" segue forte nas bilheterias brasileiras, e voltou a liderar o ranking do fim de semana. Após as indicações ao Oscar, o filme ganhou novo impulso e agora totaliza 4,38 milhões de espectadores. Com esse desempenho, a produção se consolida como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui