Prefeitura de São Paulo formaliza termo de compromisso com a Spcine 

(Foto: Pixabay)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, anuncia nesta segunda, 10, o pacote "São Paulo +Cultura", com a publicação de 70 editais em 2025, que juntos somam um fomento de aproximadamente R$ 319 milhões no setor cultural, nas áreas de teatro, dança, música, patrimônio cultural, literatura, exposições, artes visuais, cultura urbana, formação artística e economia criativa.

"Os recursos de fomento serão importantes para o desenvolvimento dos setores culturais e para o acesso da população a produções e formações. Os editais serão lançados ao longo do ano e destes já temos 11 com publicação e inscrições nesta e na próxima semana. Esse investimento também representa geração de renda e de empregos para a cidade de São Paulo, desde a produção de espetáculos até o setor audiovisual", destaca Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo.

Entre os editais com publicações e inscrições que já ocorrerão em fevereiro estão: credenciamento do Mês do Hip-Hop, Prêmio Zé Renato de Teatro, Fomento ao Teatro, Fomento à Dança, Radiodifusão Comunitária, Programa VAI 1 e 2, Jornada do Patrimônio, credenciamento dos artistas educadores do Programa de Iniciação Artística (PIA), Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e Programa Vocacional.

Nova plataforma 

As inscrições em todos os editais serão realizadas pela plataforma recém-lançada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Porta de Entrada. A ferramenta tem o objetivo de otimizar o trabalho dos gestores e garantir igualdade de oportunidades aos artistas, centralizando demandas e promovendo maior impessoalidade e eficácia processual.

Ao reunir, em um único espaço, projetos, programas, cursos e editais, a plataforma facilitará a busca por oportunidades, a consulta individualizada de projetos e o acesso a diversos espaços de intervenção. Além de economizar tempo, o Porta de Entrada assegurará que menos oportunidades sejam perdidas por falta de informação, permitindo que artistas de diferentes áreas e níveis de experiência tenham a mesma chance de se candidatar a projetos e eventos, contribuindo para um cenário cultural cada vez mais diversificado e inclusivo. "Com uma gestão ampla nos processos de publicação de editais e transparência nas informações e inscrições, artistas, produtores, empresários do setor cultural e todos interessados serão beneficiados pela plataforma", destaca Parente.

Cinema 

Além do anúncio do pacote de editais, será formalizado o Termo de Compromisso entre a Prefeitura de São Paulo e a Spcine, com o objetivo de formalizar o apoio da gestão aos Arranjos Regionais: Projetos Específicos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Trata-se de um plano de investimento de R$ 100 milhões no setor paulistano, visando fortalecer a produção, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais, além de promover a economia criativa e a geração de empregos na capital paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui