A Sports Media, empresa investida da gestora de investimentos alternativos Life Capital Partners (LCP), concluiu a negociação dos direitos de transmissão dos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro com um aumento de 75% na receita, atingindo R$ 1,7 bilhão. O acordo, que abrange o ciclo de 2025 a 2029, inclui parcerias estratégicas com players globais e nacionais, como o Grupo Globo e a Record, além da entrada inédita de gigantes da tecnologia, como Amazon e Google (YouTube).
A operação, conduzida pela Livemode ao longo dos últimos nove meses, marca um novo capítulo para o futebol brasileiro. O sucesso da negociação é resultado do modelo de venda em bloco e centralizado, com processo competitivo organizado de forma profissional, adotado pela Sports Media em parceria com a Livemode e os clubes da Liga Forte União (LFU). O novo formato, inspirado em ligas de sucesso internacional como NFL, NBA e Premier League, rompe com o modelo tradicional de venda individualizada, e promove uma abordagem mais estratégica e competitiva.
“O modelo de negócios superou as expectativas iniciais, com uma valorização de 75% em comparação ao ciclo anterior (2019-2024). Isso confirma nossa tese de que o futebol brasileiro possui um enorme potencial de crescimento e valorização. O Brasil é um dos mercados mais promissores do mundo, com uma população jovem e apaixonada por futebol. Ainda estamos nos 10 minutos do primeiro tempo desse jogo”, destaca João Leitão, sócio fundador e managing partner da LCP.
A negociação, liderada pela Livemode, foi fundamental para atrair investidores estratégicos e maximizar o valor dos direitos. A Livemode estruturou o processo criando pacotes de jogos equilibrados que atraíram não só os players globais como os maiores grupos de mídia nacionais para um processo competitivo pelos direitos de cada pacote de jogos. O resultado desse processo foi uma maior exposição do futebol brasileiro e um crescimento histórico de receita para os clubes.
“O valor histórico da negociação associada ao modelo de divisão de receitas da LFU, inspirado em modelos de sucesso, como o da Premier League, que promove uma divisão de receitas mais equilibrada entre os clubes, tornará o campeonato mais competitivo, e consequentemente mais atraente para patrocinadores e grupos de mídia, criando um ciclo virtuoso de crescimento para o futebol brasileiro”, explica Leonardo Lenz Cesar, sócio da Livemode.
De acordo com a Livemode, a operação não só valida o modelo de negócios, mas também acelera o processo para a criação de uma Liga Única de Clubes no Brasil. A centralização das negociações e a criação de pacotes para diferentes plataformas ampliam o alcance do campeonato, atraem mais investimentos e consolidam o Brasil como um dos mercados de mídia esportiva mais valiosos do mundo.