O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 32 milhões ao plano de negócios da produtora Conspiração. O financiamento ocorre em um contexto de retomada do apoio do Banco ao setor audiovisual, no âmbito do programa BNDES FSA Audiovisual, criado em parceria do BNDES com a Ancine com o Ministério da Cultura.
O valor financiará o desenvolvimento, produção, comercialização e internacionalização de obras audiovisuais, além de investimentos em infraestrutura, com aquisição de equipamentos para melhorar os processos de produção e pós-produção.
A Conspiração é uma produtora independente da América Latina e participou de importantes festivais internacionais, como Cannes, Berlim, Veneza e Toronto. Responsável por sucessos de bilheteria como "Vai Que Cola" e "2 Filhos de Francisco", e os mais recentes "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, do qual é coprodutora, e "O Auto da Compadecida 2".
Atualmente, a produtora trabalha nos projetos "Vitória", com Fernanda Montenegro; "Detetives do Prédio Azul 4 – O Fantástico Reino de Ondion", o quarto longa-metragem inspirado na franquia de sucesso de TV paga "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul"; além de "Velhos Bandidos", "Samu" e "Bajo Presion", adaptação da série "Sob Pressão" no México.
"Diferente de governos anteriores, que abandonaram o audiovisual nacional, o BNDES, no âmbito da Nova Indústria Brasil, trata esse setor como uma das prioridades e volta a apoiá-lo diretamente, exercendo o seu papel de estimular o desenvolvimento e a cultura no país", afirma em nota o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco, José Luís Gordon.