Canal Brasil exibe mostra de filmes em homenagem ao mês da mulher

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa (Foto: Divulgação)

Até o dia 30 de março, o Canal Brasil exibirá uma programação especial em homenagem às mulheres. O objetivo é chamar a atenção para a produção audiovisual brasileira feminina e combater a desigualdade em sets de filmagem, ainda majoritariamente comandados por homens. Dez longas-metragens serão exibidos, entre eles "O Diabo na Rua no Meio do Redemoinho", de Bia Lessa, uma coprodução do Canal Brasil.

No dia 15, o título é o destaque da programação. Uma adaptação da obra "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, o filme retrata a história de Riobaldo (Caio Blat), um ex-jagunço e fazendeiro, que reflete sobre a vida e as complexidades entre o bem e o mal em meio a conflitos internos e externos. Ao longo da narrativa, ele se apaixona por Diadorim (Luisa Arraes).

No dia 16, em "Eu Sou Maria", de Clara Linhart, a personagem Maria, de 15 anos, mora em uma favela de São Gonçalo/RJ e ganha uma bolsa de estudos em um dos colégios particulares da Zona Sul do Rio de Janeiro. Lidando com uma realidade diferente, ela precisa encarar alguns desafios.

No dia 22, será exibido "Já que Ninguém me Tira pra Dançar", de Ana Maria Magalhães, um documentário sobre a vida e memórias da atriz Leila Diniz (1945-1972), reconhecida por romper barreiras em uma sociedade conservadora e por ser uma mulher à frente de seu tempo.

No dia 23, o longa-metragem "Levante", de Lillah Halla, acompanha a atleta Sofia (Ayomi Domenica), de 17 anos, que descobre estar grávida na véspera de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira.

No dia 29, "A Mulher da Luz Própria", dirigido e narrado por Sinai Sganzerla, filha da atriz Helena Ignez, mostra como ela inaugurou um estilo de interpretação e direção a partir de suas produções independentes em contextos de pré e pós-ditadura militar no Brasil, por meio de entrevistas, imagens de arquivo e atuais.

No último dia da mostra, 30 de março, serão exibidos três longas-metragens da diretora Ana Carolina: "Mar de Rosas", "Das Tripas Coração" e "Sonho de Valsa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui