Novo SP2B anuncia sua primeira edição em evento exclusivo no SXSW

Rafael Lazarini, idealizador e fundador do SP2B (Foto: Divulgação)

Os organizadores da inédita São Paulo Beyond Business (SP2B), que ocupará o Parque Ibirapuera de 9 a 16 de agosto de 2026, apresentaram o novo projeto neste domingo, 9 de março, durante o SXSW (South by Southwest). O anúncio foi realizado na São Paulo House, experiência organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP e Prefeitura de São Paulo. Cerca de 200 convidados, entre imprensa brasileira e estrangeira, delegações internacionais, executivos de marcas, investidores, fundadores e representantes da indústria criativa de todo o mundo, marcaram presença no encontro que teve Rafael Lazarini, idealizador e fundador do evento, como mestre de cerimônias.

O SP2B reunirá, em mais de 20 espaços de conteúdo, conferência, festival, exposição e negócios com a participação de pensadores e empreendedores mundiais para debater o futuro das cidades e da sociedade em um mundo cada vez mais tecnológico. A escolha do SXSW como local para a apresentação reforça a conexão do evento com os principais circuitos globais de inovação, cultura e tecnologia.

"O que a gente quer é falar do todo. O evento não é apenas sobre tecnologia, inovação ou negócios. Ele é muito sobre as cidades e a discussão de visões e soluções para um futuro sustentável desses espaços em um mundo essencialmente urbano", afirma Lazarini, CEO da Da20, empresa responsável pelo SP2B e também pelo Rio2C. A missão do projeto é consolidar São Paulo não apenas como um pólo econômico, mas como um centro de referência internacional em inovação e urbanismo sustentável. Em um contexto onde as metrópoles enfrentam desafios sociais, ambientais e tecnológicos, o evento se apresenta como um espaço de reflexão e ação, promovendo cruzamentos estratégicos entre lideranças, empreendedores, pesquisadores e pensadores.

"O SP2B é uma oportunidade única para consolidar o estado de São Paulo como líder em economia criativa, desenvolvimento urbano e inovação sustentável. O evento impulsionará o desenvolvimento, fortalecerá nossa posição como polo de criatividade e inovação e nos permitirá buscar soluções para os desafios do amanhã", diz Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Programação

O evento, que será realizado em agosto de 2026, espera receber mais de 500 mil pessoas, incluindo empresários, investidores, startups, acadêmicos, criadores de conteúdo, entusiastas da inovação e frequentadores do parque. A programação contará com diversos espaços temáticos, cada um projetado para proporcionar debates e experiências imersivas em torno de diferentes aspectos da sociedade contemporânea.

Entre os destaques, o Beacon (no estacionamento do MAM), o palco principal do evento, que reunirá grandes keynotes e nomes globais para discutir inovações disruptivas e tendências que moldam o futuro. O Bespoke (no Auditório do Ibirapuera) será um espaço de encontros inusitados e conversas, promovendo conexões entre mentes brilhantes. Já o Beyond (Pacubra) deverá ser o ponto de convergência para tecnologia, cidades, negócios e pessoas, explorando como a inovação transforma o mundo. Esse último espaço abrigará 12 palcos, cada um com uma temática específica, como inteligência artificial, futuro do trabalho, tecnologias disruptivas, inovação na educação, ciência do consumo, tecnologia e direito e governo digital, entre outras.

O Belong (na Oca) promete ser um ambiente que integra arte, cultura e tecnologia, promovendo experiências imersivas e debates sobre o impacto cultural da inovação. O Begining (no Museu Afro) trará foco em humanidade, ancestralidade e tecnologia, com sessões que exploram o impacto dos valores humanos na inovação. O Believe (no Planetário do Ibirapuera) concentrará as reflexões sobre ética, filosofia, sociologia e tecnologia. O Beauty (Serraria) será voltado ao bem-estar e à conexão entre saúde, beleza e inovação, com experiências sobre corpo e mente. O Beside (Jardim do Auditório) se define como o palco de entretenimento, e receberá ativações e shows para encerrar os dias de evento. Por fim, o Beehive (Marquise do Ibirapuera) será um espaço de conexão entre startups, investidores e empreendedores. O evento contará ainda com espaços especiais que ampliarão a experiência dos participantes, em temáticas como gastronomia, música e atividades imersivas.

Evento em agosto de 2025

Como parte da contagem regressiva para a estreia do SP2B, um evento especial será realizado em agosto de 2025, no Auditório do Parque Ibirapuera. A programação incluirá uma palestra com uma grande personalidade global e um show musical, ambos ainda a serem anunciados. A prévia servirá como uma amostra do que o evento completo trará em 2026, oferecendo ao público uma experiência única de imersão nos temas centrais do SP2B.

"São Paulo precisa ser vista para além do mercado financeiro. Ela já tem uma cena cultural vibrante, uma das melhores gastronomias do mundo e um ecossistema de inovação pulsante. O SP2B quer projetar essa identidade para o mundo. O futuro começa agora e ele passa por São Paulo", conclui Lazarini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui