"Mambembe" é o novo filme do diretor Fabio Meira ("As Duas Irenes", "Tia Virgínia"). O longa estreou na Competição de documentários da Première Brasil do Festival do Rio 2024 e foi o vencedor do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema. A premiação aconteceu nesta quarta, 9, em Salvador, e a obra recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Montagem (para Affonso Uchôa, Fabio Meira e Juliano Castro).
"Pela forma original em que usa o encadeamento de duas narrativas paralelas, transitando entre a ficção e o documentário com fluidez", destacou o júri do festival.
Com produção da Roseira Filmes, a obra mostrará a força de pequenos circos do Norte e Nordeste brasileiro, cristalizada nas presenças de Madona Show e Índia Morena, personagem da cultura de Pernambuco. O elenco principal contará com o ator Murilo Grossi, além de Índia Morena, a Dama do Circo Pernambucano, Madona Show e Dandara Ohana. Os roteiros serão de Meira ao lado de Susana Barriga. Assista ao teaser:
A trama apresentará um topógrafo errante e seu encontro com três mulheres de um circo mambembe. A partir disso, haverá um entrelaçamento entre ficção e documentário e como o acaso refletirá na construção artística de cada um. A ideia do filme surgiu há aproximadamente 15 anos, quando Meira finalizava o curso de cinema em Cuba. "O longa seria conduzido por um topógrafo errante e seu encontro com três mulheres de circo. Com o vigor de um estudante de cinema recém-formado, consegui rodar parte do filme ainda em 2010". Porém, as gravações tiveram que ser paralisadas: "Muita coisa aconteceu em seguida que me impediu de terminar o filme, sobretudo em termos de financiamento. Nunca imaginei que fosse levar 15 anos para ficar pronto", diz.