Pedro Lucas Fernandes é confirmado como ministro das Comunicações

Pedro Lucas Fernandes. (Foto: União Brasil)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou nesta quinta-feira, 10, que o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) foi convidado pelo presidente Lula e aceitou ocupar o cargo de ministro das Comunicações.

Fernandes vai assumir posto deixado por Juscelino Filho, também do União Brasil do Maranhão, que renunciou ao cargo de chefe do MCom na última terça-feira, 8, após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeitas de corrupção.

Segundo Hoffmann, o nome de Fernandes (que é líder do União na Câmara dos Deputados) foi apresentado pelo partido e acatado pelo presidente. Mas o novo chefe do MCom teria pedido para assumir após a Páscoa, como forma de encaminhar questões pendentes de seu mandato. Fernandes já era tido como favorito ao posto.

Vale notar que embora sejam do mesmo partido e estado, o futuro ministro e Juscelino Filho não são do mesmo grupo político. Isso significa que não há necessariamente um alinhamento entre os dois em relação à continuidade das administrações, apurou este noticiário.

Em sua passagem como parlamentar, Pedro Lucas Fernandes foi também vice-líder do governo no Congresso. Ele foi autor do PL 420/2025 (Programa Nacional de Infraestruturas Sustentáveis e Resilientes); do PL 1.006/2022, que criou o Marco Legal das Atividades Espaciais; e relata o PL 2.175/2023 (Marco Regulatório do Metaverso). Também relatou o PL 1.539/2015, que instituiu a obrigatoriedade de Análise de Impacto Regulatório pelas agências, segundo levantamento da ECCO Consultoria.

Pedro Lucas Fernandes tem 45 anos (nascido em 1979) e é natural de São Luís, no Maranhão. É filho do também político Pedro Fernandes Ribeiro, ex-deputado federal e atual prefeito do município de Arame (MA).

Formado em administração de empresas, o novo ministro das Comunicações foi vereador de São Luís por duas vezes consecutivas (de 2013 até 2018). Atualmente está no segundo mandato como deputado federal: em 2022, foi eleito com 159.786 votos, sendo o segundo mais bem votado no Maranhão.

Fernandes também foi presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), responsável por obras e melhorias na infraestrutura da Região Metropolitana da Grande São Luís. Na época, foi nomeado pelo então governador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui