A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes 2024, que ocorrerá entre os dias 14 e 22 de maio. A empresa planejou uma série de atividades especiais para destacar o cenário cinematográfico paulistano e promover o intercâmbio cultural e comercial.
Uma delegação composta por cinco profissionais audiovisuais paulistanos, incluindo diretores, produtores e roteiristas, participa das atividades do Marché. São eles: Issis Valenzuela, cineasta, produtora e roteirista; Mariana Luiza, cineasta; Rodrigo Santos Sousa, cineasta; Raul Perez, produtor audiovisual; e Wellington Amorim, produtor audiovisual. A Spcine firmou uma parceria com o Cinema do Brasil – que está levando 60 empresas brasileiras para o evento internacional – para essa participação em Cannes.
AfroCannes
A Spcine estará presente também no AfroCannes 2024, que ocorre durante o Festival de Cinema de Cannes, nos dias 16 e 17 de maio. Organizado pela instituição Yanibes, o AfroCannes celebra a diversidade e a inclusão no cinema africano e afrodiaspórico. No dia 17, o tema será "Act Local and Think Global", e serão discutidos temas como financiamento, colaboração e desenvolvimento de histórias autênticas, concentrando a atenção em projetos cinematográficos da colaboração de países Sul-Sul.
Nessa data, a Spcine participa do painel "Brazil: African Natives And African Diaspora Outreach", com a presença de Lyara Oliveira, presidente da empresa, e Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas. A mediação será de Carmen Thompson, curadora, programadora de filmes e produtora cultural.
Spotlight on Asia
Durante o Spotlight on Asia, evento dedicado à promoção e integração do cinema asiático que será realizado nos dias 18 e 19 de maio, a Spcine apresentará o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate – durante a sessão de fundos para produtores participantes. As produtoras paulistanas Sato Company, Barry Company e Glaz Entretenimento estarão presentes.
Filmes apoiados
Como parte do compromisso de promover o cinema brasileiro internacionalmente, a Spcine está apoiando a participação de dois filmes no festival: "Baby", de Marcelo Caetano, na Semana da Crítica, e "Motel Destino", dirigido por Karim Aïnouz e co-produzido pela Gullane Entretenimento, que compete na Seleção Oficial. "Baby" também foi contemplado pelo Edital de Produções de Longas-Metragens de Baixo Orçamento 2019, contando ainda com o apoio da São Paulo Film Commission para as filmagens em São Paulo. Considerando a participação da produtora paulistana, a Gullane, a Spcine apoiará a internacionalização do filme "Motel Destino" para o Festival de Cannes.
Atividades de mercado
A equipe da Spcine ainda realizará encontros estratégicos com produtores de países europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, com o objetivo de explorar oportunidades de coprodução e colaboração. Durante todo o evento, a Spcine terá um estande com sala de reunião, proporcionando um espaço para encontros e discussões com parceiros e colaboradores.
Para complementar as reuniões de mercado, representantes da empresa participarão de um encontro com o Ibermedia, programa de incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados pelos países Iberoamericanos.
E no dia 20 de maio, a Spcine, em parceria com a National Film and Video Foundation (NVFV), da África do Sul, anuncia o edital voltado para projetos afrodiaspóricos durante o Producers Network, programa de produtores internacionais selecionados no Marché du Film. O evento terá a apresentação do edital e contará com diálogos de coprodução entre Brasil e África, por Elias Ribeiro e Kurt Oderson. O edital selecionará quatro projetos, sendo dois de São Paulo e dois da África do Sul, para receber um aporte de 20 mil dólares cada. Os projetos devem refletir sobre trajetórias da diáspora africana.