Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) A partir de julho, ZooMoo Kids torna-se um canal superbrasileiro

A partir de julho, ZooMoo Kids torna-se um canal superbrasileiro

Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisição na Stenna (Foto: Divulgação Rio2C)

O ZooMoo Kids, canal voltado ao público infantil do Grupo Stenna, se torna, a partir de julho, um canal superbrasileiro, com 100% da grade de programação composta por conteúdo de produção nacional. A notícia foi revelada no Rio2C no último fim de semana. Em um painel acompanhado do youtuber Ronaldo Souza, criador do Gato Galáctico, com quem o ZooMoo mantém uma parceria, Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisição na Stenna, apresentou a estratégia da marca e sua visão em relação à produção nacional para crianças. 

“A Stenna seguirá investindo e acreditando no mercado infantil. Hoje, o ZooMoo está presente em todas as principais operadoras de TV por assinatura, entre as grandes e as menores também, chegando a 75 milhões de pessoas. A turma do Gato Galáctico é um dos destaques da nossa grade. É um exemplo de conteúdo de ‘edutenimento’, que entretém e educa ao mesmo tempo. A criança aprende algo enquanto assiste e sai de lá com uma mensagem, uma missão”, afirmou. 

O foco do ZooMoo está na faixa etária de zero a oito anos, e o objetivo passar para essa audiência valores e princípios, que estão relacionados a temas como proteção à natureza, amizade e respeito às diferenças, por exemplo. Toda a programação é pensada em parceria com uma neurocientista, que precisa dar seu aval a todo conteúdo, adquirido ou produzido, antes de ir ao ar. “Quando falamos de público infantil, isso requer ainda mais cuidado. E hoje, estamos focados na valorização do conteúdo nacional. Com o nosso novo passo de nos tornamos um canal superbrasileiro, evidenciamos como acreditamos no fomento da produção brasileira para crianças”, reforçou. 

Investimento e foco na produção nacional 

O executivo considera que os investimentos nessa área foram diminuindo nos últimos anos. Em paralelo, as crianças foram migrando cada vez mais para o “auto consumo”, isto é, o conteúdo que é “empurrado” para elas especialmente pelas redes sociais. “No ZooMoo, não queremos isso”, reiterou Zanoni, destacando ainda que o ZooMoo é o único canal infantil da TV por assinatura no Brasil que não exibe nenhum tipo de propaganda. A emissora trabalha apenas com recursos próprios do grupo. E, ainda falando da produção nacional infantil, ele enfatizou o papel dos pais: “Para essa produção não morrer, os pais precisam colocar esse hábito para os filhos. Fazer parte dessa missão. Acreditar que também tem qualidade nas coisas produzidas aqui. Entender que é mais legal que as crianças assistam a conteúdos que passem uma mensagem para elas, e não assistir por assistir”. 

E, para além do produto brasileiro, ele defende o conteúdo longo. “Você não consegue transmitir absolutamente nada com os conteúdos curtos. O que a criança está aprendendo com isso? Precisamos ter essa preocupação e trabalhar nesse ponto como humanidade mesmo. E principalmente com as crianças, pensar em como podemos melhorar essa relação. Para que o conteúdo transmita algo de interessante e relevante para ela, precisa ser bem pensado”. 

Atenção à diversidade 

Outra premissa do canal está nos conteúdos que tragam representatividade, e por isso ele mantém uma faixa de programação focada nas crianças que possuem algum tipo de necessidade especial, como mobilidade reduzida ou problemas neurológicos, na fala, na visão ou na escuta, por exemplo, chamada de “Amizade Sem Diferença”. 

Os conteúdos do Gato Galáctico, inclusive, também prezam por esse cuidado. Há um personagem autista, chamado Luca, e o próprio Gato aparece sempre usando fones nos ouvidos porque tem sensibilidade auditiva. “Temos recebido mensagens de mães de portadores de TEA (transtorno do espectro autista) dizendo que o filho não conseguia parar para assistir nada na televisão, e quando o Gato aparece no ZooMoo, é a hora que a criança consegue prestar atenção e se envolver”, relatou o executivo do canal. 

Parceria com o Gato Galáctico 

E, falando no trabalho da Ronaldo Souza Produções, o Grupo Stenna mantém essa parceria desde agosto de 2023. Para o diretor, um dos principais quesitos que chamaram a atenção foi a segurança do conteúdo. “A Internet é uma terra sem lei, sem controle ou regulamentação. É diferente de um canal linear, que tem uma curadoria por traz. Mas o Gato Galáctico tem os mesmos propósitos do canal, como educar, entreter, não entrar em temas polêmicos e oferecer para as crianças uma programação segura, pensada e preparada para levar mensagens para a vida delas. Hoje, são poucos que têm o talento e o propósito que o Ronaldo tem, por isso somamos nossas forças”. 

Com a parceria estratégica, o conteúdo do Gato Galáctico consegue ampliar seu alcance, chegando à grande tela da televisão. “Por meio da TV, levamos essa mensagem a ainda mais crianças ao redor do Brasil, que é um país continental e tem lugares onde a Internet não chega”, destacou Zanoni. 

Formatos 

Por fim, o executivo analisou os diferentes formatos de conteúdo oferecidos, e apontou espaço tanto para a animação, “que tem um peso grande por todo seu histórico e a maneira como fomos criados”, e o live action, que ele acredita ter ganhado força. “Acredito numa tendência de crescimento do live action por conta de um hábito de consumo das crianças que cresceu muito – até por conta do YouTube, por exemplo”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile