2º Festival de Cinema de Xerém anuncia os vencedores do Troféu Zeca Pagodinho

(Foto: Leonardo Bordignon)

A 2ª edição do Festival de Cinema de Xerém chegou ao fim no último fim de semana, no Espaço Bellogio, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), onde foram anunciados os vencedores dos 15 curtas-metragens concorrentes de diversos lugares do país nas categorias: Nacional, Baixada e Gospel. 

Na Mostra Competitiva Nacional de Curtas, o grande vencedor foi "A Caverna", de Louise Fiedler, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Patrícia Saravy) e o Prêmio do Júri Popular. "TCC – Trabalho Caótico de Cinema", de Ricardo Santos, garantiu o troféu de Melhor Ator (Lucas Carvalho) e também foi escolhido pelo público como um dos favoritos. "As Gingers" venceu na categoria de Melhor Direção, enquanto "Sertão 2138" foi premiado por seu roteiro.

Já na Mostra Baixada, a vitória foi de "Desde Criança Sempre Quis Morar no Rio", dirigido por Sharon Félix e Roumer Canhães, que conquistou três troféus: Melhor Filme, Melhor Atriz (Sharon Félix) e Prêmio do Júri Popular. "São Jorge de Meriti" foi reconhecido por sua direção, e "Paçoca", de Marçal Vianna, venceu em Melhor Roteiro. O ator Jhony Jarp foi premiado por sua atuação em "O Teste".

Para completar, a Mostra Gospel consagrou "Clowndio", de Samuel Rodrigues, levando os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (Luiz Alberto Assis). "O Perdão é Vermelho", de Patrícia Evangelista, foi reconhecido pela direção, e "Lúcia", de Murilo Santos, venceu em Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Gilvania Araújo). O Prêmio do Público foi para "José, o Carpinteiro".

Os vencedores levaram para casa o Troféu Zeca Pagodinho, idealizado pelo artista autodidata paraibano Bejamim Carlos dos Santos, e o vencedor de melhor filme de cada mostra levou ainda o Prêmio Edina Fuji, que consiste no valor de R$8 mil em locação de equipamentos oferecidos pela NayMove. 

Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, conta com a direção de Sergio Assis. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui