Tide Borges é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Cinematografia

A técnica de som, professora e pesquisadora Tide Borges é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Cinematografia. Também é a primeira vez na história da associação que uma profissional que não atua na direção de fotografia encabeça a Diretoria da ABC.

No ano em que a associação completa 20 anos, a eleição para a diretoria que conduzirá os próximos dois anos – de julho de 2020 a junho de 2022 – contou com a participação de duas chapas, ambas com candidatas mulheres para o cargo de presidenta e com o objetivo, entre outras propostas, de ampliar a pluralidade da ABC, tanto entre seus sócios e sócias quanto em sua atuação como associação. 

A Chapa ABC+ organizou suas propostas em três eixos centrais. O primeiro deles se refere à união dos associados e associadas, descentralizando a atuação da ABC a partir da criação de Grupos de Trabalho locais e por atividade. O segundo eixo é o compartilhamento, que prevê aprimorar os canais de comunicação entre a diretoria e os sócios e sócias; ampliar os eventos e as atividades de formação, como as Master Classes e Sessões ABC; se aproximar de outras entidades como sindicados, associações e coletivos, e visibilizar mais os trabalhos dos associados e associadas. Por fim, está a inclusão, isto é, incluir mais por meio de ações que incentivem a entrada de novos sócios e sócias, com especial atenção àquelas atividades que têm menos representatividade na ABC, bem como de estudantes e professores(as), além de construir políticas de inclusão que tornem a ABC mais plural em relação a gênero, raça e região.

Nesses 20 anos, a Diretoria que toma posse hoje também é a mais equitativa em relação ao gênero e a que traz o maior número de representantes de diferentes áreas da cinematografia em seu Conselho. Além de Tide Borges na presidência, a Diretoria é composta pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche como vice-presidente, pela diretora de fotografia Fernanda Tanaka como diretora secretária e pelo diretor de arte Marcos Carvalheiro como diretor tesoureiro.

Já o Conselho é composto por Adriano Goldman, ASC, BSC, ABC (diretor de fotografia); Diana Vasconcellos, ABC (editora); Frederico Pinto, ABC (diretor de arte); Llano (diretor de fotografia), Marcelo Corpanni, ABC (diretor de fotografia); Maria Muricy, ABC (editora de som); Marghe Pennacchi (diretora de arte); Miriam Biderman, ABC (supervisora de som), Mustapha Barat, ABC (diretor de fotografia); Paulo M. de Andrade (colorista), Pedro von Krüger (diretor de fotografia) e Silvia Gangemi (diretora de fotografia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui