Futura estreia "Prova Escrita", documentário que promove uma reflexão sobre a evasão escolar

Nesta terça-feira, dia 11 de agosto, às 22h, o Canal Futura estreia o documentário "Prova Escrita", que traz a história e os desafios enfrentados por Janaina Barros, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Seabra (CES), no interior da Bahia, para combater a evasão escolar na unidade.

O estado da Bahia é um dos líderes nacionais em defasagem e abandono escolar entre jovens e adolescentes, segundo pesquisa do IBGE, divulgada 2019. A unidade escolar de Seabra não foge à essa regra e no início do ano de 2019 apresentava índices em torno de 40%. O desafio diário de Barros é mudar essa realidade – para isso, desenvolveu métodos próprios para ouvir os alunos, criar espaço de diálogo com professores e incentivar um ambiente mais acolhedor e de estímulo à aprendizagem.

Dirigido por Luís Gustavo Ferraz e produzido por Lucas Brito Cortez, "Prova Escrita" mostra como a coordenadora percebeu os rabiscos e desenhos das crianças nas paredes, carteiras e demais partes da escola como ferramentas para a compreensão da vida pessoal dos estudantes e, com isso, adotou-as como base para desenvolver estratégias que tornem escola mais acolhedora.

O filme foi vencedor do 10º pitching DOC Futura, seleção promovida todos os anos pelo Canal com projetos que abordem temas de relevância social. "Prova Escrita" é uma coprodução do Canal Futura com a produtora Outros Olhos. O filme também fica disponível no Futura Play.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui