Os filmes da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 estão com um número expressivo de mulheres diretoras e de produções que abordam questões femininas. Mais da metade dos filmes selecionados para o evento receberam o selo “Marias de Cinema”. São 36 obras que tiveram essa indicação do Festival a partir de uma curadoria realizada pela diretora de programação do FAM, Marilha Naccari.
O selo é aplicado em produções que retratam personagens mulheres com complexidade, dimensionalidade e presença relevante, mesmo não sendo a personagem principal da história contada. Além disso, 34 mulheres estão como diretoras de filmes, entre longas e curta-metragens, do total de 66 obras que compõem as oito mostras competitivas, mais os filmes convidados do Festival.
Entre os nove filmes da Mostra Infantojuvenil, por exemplo, sete têm o selo “Marias de Cinema”, e seis contam com mulheres na direção. Já entre os 14 filmes convidados – abertura e Conversas FAM de Cinema -, dez obras receberam o selo e também dez têm mulheres como diretoras. E na Mostra Curtas Catarinenses as três produções que receberam a indicação do selo também têm mulheres na direção das obras.
Outro destaque é o Projeto Rally Panvision, que tem duas mulheres como diretoras entre os cinco selecionados. Dos 30 participantes do Rally, 20 são mulheres, sendo três mulheres trans. O grupo produz cinco filmes durante o FAM 2024, e cada obra conta com seis pessoas na equipe. O Festival conta ainda com a presença de mulheres palestrantes, que são atuantes na política e economia do audiovisual.
Filmes com o Selo “Marias de Cinema”
Mostra Curtas – “La Hija de la Azafata”, de Sofía Brihet; “Hoje Eu Só Volto Amanhã”, de Diego Lacerda; e “Quarta-feira”, de Maria Odara.
Mostra Curtas Catarinenses – “CadaFalso”, de Yohana Fukui; “O Que Fica”, de Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Mayer; e “A Última Primavera”, de Michelly Hadassa.
Mostra Infantojuvenil – “Casa na Árvore”, de Guilherme Lepca; “Felícia e os Super-resíduos do Bem”, de Laly Cataguases; “Festa para Duas”, de Marina Polidoro; “Malu e a Máquina”, de Ana Luiza Meneses; “Maréu”, de Nicole Schlegel; “Raffi”, de Ricardo Villavicencio; e “O Último é Mulher do Padre”, de Yasser Socarrás.
Mostra Longas – “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, de Yves Goulart; “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos; “La Estrella Que Perdí”, de Luz Orlando Brennan; e “Por tu Bien”, de Axel Monsú.
Mostra Online – “Feira da Ladra”, de Diego Migliorini; Javyju – Bom Dia”, de Carlos Eduardo Magalhães e Cunha Rete; e “Pano pra Caetano”, de Gabriel Lachowski.
Mostra Videoclipe – “Indivíduo: vida-morte-vida” – Binarious feat Tom Suassuna, de Andressa Munizo; “O Invisível” – André Abujamra, de Guga Lemes, André Abujamra, Wagui Almeida, Marcelo Nobre; e “Laguna Plena” – Rimon Guimarães feat Tuyo, de Carlon Hardt e Rimon Guimarães.
Mostra WIP (Work in Progress) – “El Claro”, de Maira Carrasco; “Muña Muña”, de Paula Morel Kristof; e “Verde Oliva”, de Wellington Sari.
Filmes convidados – “Ritinha”, de Antonio Celso dos Santos; “Algo Sobre Ilda”, de Gary Gananian; “Bar da Noite”, de Marina Moros; “Bleeds”, de Julia Sena; “Enfim Devorei a Noite”, de Thais Ramos; “Isto Não É Um Filme”, de Loli Menezes; “Noz Pecã”, de Aline Gutierres; “Qual Queijo Você Quer”, de Cíntia Domit Bittar; “Quem Disse Que Eu To Indo Pra Casa?”, de Marco Stroisch; “O Som da Ilha – Época de ouro” – Episódio 1 – “Neide Mariarrosa, A Voz de Mormaço”, de Maria Emília de Azevedo.