Festival Whext anuncia programação, finalistas e oficina inédita

Entre os dias 24 e 25 de outubro, acontece no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, a terceira edição do Whext – What's Next, que tem como objetivo discutir o futuro da produção audiovisual publicitária. O festival é promovido pela Apro por meio de sua plataforma de internacionalização, a FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, e o Projeto Objetiva, parceria com o Sebrae. Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a Apro recebeu a imprensa para apresentar as novidades da edição deste ano do Whext. 

Pautada em quatro grandes pilares, Social Impact, New Digital, Shared Economy e Storytelling, a programação do festival tem curadoria de Janaina Augustin, diretora de outras telas da O2 Filmes; Eliza Flores, da V/Lab e Vetor Zero; José Saad, head of insights do GoAd Media; Junior Thonon, da Inovabra Habitat; e liderança da CEO da Apro, Marianna Souza. Entre os destaques da agenda de palestras, estão um papo sobre Brand Ativismo, que pretende discutir a aplicabilidade do tema no Brasil; uma mesa sobre Realidade Aumentada; uma palestra do Google sobre a oportunidade e o desafio de criar conteúdos cada vez mais personalizados para os consumidores brasileiros; e a entrevista do diretor Vellas com Ali Brown, da PrettyBird, sobre videoclipes. 

O Whext recebe uma série de convidados internacionais – dentre eles, estão, além de Ali Brown, Jesse Brihn, director of film & content production da DROGA5; Chris Uettwiller, partner & executive producer da Dirty Robber LA; e Chris Neff, director of innovation production da The Community LA. Já os nomes brasileiros já confirmados nos painéis são Vinicius Malinoski, head of creative do Zoo, Google Brasil; Bia Granja, do YouPix; Cristian Wairu, influencer indígena; Tatiana Leite, VFX Artist da MPC (única mulher brasileira na equipe do "Rei Leão"); Tereza Gonzalez, CEO do Porta dos Fundos e head da Viacom Brasil; Malu Vilela, líder do Youtube Originals / BrandCast); e Suzana Pamplona Miranda, da Natura. 

Além das palestras, mesas de debates e espaços de networking, o festival oferece oficinas de produção. Nesse sentido, a novidade é a oficina em parceria com o D&AD, que já participa do evento. "Pelo terceiro ano consecutivo, temos a honra de contar com o D&AD como parceiros do Whext. Além de nos auxiliar na curadoria, neste ano trouxemos uma oficina promovida por eles.", conta Marianna Souza, presidente do Conselho de Administração da Apro, gerente executiva da FilmBrazil e head do Whext. "Além do workshop do D&AD, teremos outras oficinas, como a de Gestão e Liderança, oferecida pelo Projeto Objetiva em parceria com o Sebrae. Nossa programação de oficinas terá desde temas voltados à questões legais até o uso de dados na construção de narrativas.", completa. O workshop do D&AD citado por Marianna será realizado por Lauren Kelly, fundadora do Behaviour Kit, que discutirá sobre o papel das emoções no design. A agenda de oficinas conta também com Thais Braid, da DOJO, falando sobre a construção de narrativas com o auxílio de dados, e Daniel Celli, da Spcine, apresentando as novas regras da SP Film Commission. 

Premiação

Assim como aconteceu em 2018, o Festival Whext contará com o Whext Awards, uma premiação para os profissionais que mais se destacaram em cada uma das 13 categorias propostas pelo evento. "Em 2018 premiamos 11 profissionais. Para essa edição, ampliamos o prêmio para que contemplássemos também profissionais especialistas em animação. Temos as inéditas categorias Direção de Animação e Direção de Arte/Concept para animação, portanto premiaremos 13 profissionais.", explica Marianna. 

Durante os meses de agosto e setembro, os associados da Apro e FilmBrazil indicaram três profissionais em cada uma das categorias. Entre os destaques, estão Vellas, Ian Ruschel, Felipe Mansur e Pedro Becker na categoria direção; Marcelo Altschuler, Wal Tamagno, Gregory Bogossian e Guilherme Passos, na categoria Produção Executiva; Fernando Bertolucci, Pierre de Kerchove e Will Etchebehere, na categoria Direção de Fotografia; e Gui Matini, Larissa Cambauva e Marcelo Reginato, na categoria Direção de Arte. Para as categorias inéditas no festival, os indicados foram Gabriel Nóbrega, Ralph Karam, Guilherme Marcondes e Marcos Boca Ceravolo, em direção de animação, e Daniel Semanas, Luciano Neves e Vinicius Kahan, em direção de arte/concept design para animação.

No dia 23 de outubro, véspera do início do Whext 2019, o júri formado por nomes do mercado brasileiro e internacional escolherá os vencedores durante uma votação presencial. Os vencedores de cada uma das 13 categorias serão revelados e premiados durante a cerimônia do Whext Awards, na noite de sexta-feira (25), no auditório principal do Centro Brasileiro Britânico. O júri é formado por oito profissionais de fora do Brasil – entre eles a presidente do júri, Ali Brown, sócia e produtora executiva da PrettyBird – e sete brasileiros, como Pedro Prado, diretor de criação da Leo Burnett de São Paulo; Tato Bono, VP de Produção da W/McCann; Conrado Tourinho, partner creative LatAm da Netflix; entre outros. 

"É um festival que está crescendo ano a ano e, em pouco tempo, já tem sua importância reconhecida pelo mercado. Nossa proposta é que haja interação entre convidados nacionais e internacionais para que o debate seja cada vez mais rico sobre questões relevantes do mercado de produção audiovisual. Fora isso, temos as rodadas de negócio, que são uma atração a parte. Oferecemos uma agenda para encontros 'one to one' entre nossos convidados. Para dar uma ordem de grandeza, estimamos que na edição passada o evento tenha gerado um montante de US$850k em negócios e calculamos outros US$4,4MM em oportunidades geradas nos 12 meses seguintes ao evento.", finaliza Marianna. 

O troféu Whext Awards foi criado pela Tátil Design de Ideias e toda a comunicação do WHEXT e V Fórum da Produção Publicitária foi desenvolvida pela equipe de criação da agência de publicidade Dentsu Brasil. A programação completa, bem como o link para inscrições, está no site do evento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui