Uma variável importante para o mundo da programação esportiva a partir de 2006: a TV Globo voltará a exibir três jogos diferentes por rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. Há três anos, a emissora chegou a ter quatro janelas, mas isso foi sendo reduzido progressivamente até chegar a duas, como foi esse ano. A mudança, que teve que ser negociada com os clubes, é justificada dentro da TV Globo como uma forma de ampliar a audiência, ainda que se acredite que pouco retorno publicitário a mais poderá ser conseguido. Um jogo sempre atende aos interesses da audiência de São Paulo, outro sempre atende à audiência do Rio e o terceiro será alternado, dependendo dos confrontos.
O maior impacto que poderá ser sentido é nas vendas de pay-per-view. Nas duas maiores operadoras que hoje vendem o Brasileirão, há quem diga que a mudança não terá impacto nenhum, porque o telespectador típico do PPV não assiste à Globo, e há quem diga que há impactos sim, já que é maior concorrência gratuita. Esse ano, a Sky conseguiu crescer, até o terceiro trimestre, suas vendas de PPV em relação a 2004, chegando a quase 170 mil pacotes. Já a Net Serviços manteve o mesmo patamar de vendas do ano anterior, chegando a pouco mais de 100 mil vendas nos três primeiros trimestres. No último trimestre do ano as vendas são marginais, pois os principais torneios estão na reta final.
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